Uma etapa fundamental para a gestão de pessoas em uma organi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2288274 Gestão de Pessoas
Uma etapa fundamental para a gestão de pessoas em uma organização é a denominada análise de cargos, que corresponde
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B.

Alternativa B: "ao detalhamento do que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimento, habilidades e capacidades para o adequado desempenho das atribuições do referido cargo."

A análise de cargos é uma ferramenta fundamental na gestão de pessoas, pois ela permite identificar e definir de maneira clara o que se espera de cada ocupante de um cargo. Essa análise envolve o detalhamento das exigências do cargo em termos de conhecimento, habilidades e capacidades necessárias para desempenhar as funções e responsabilidades atribuídas. Esse processo é crucial para garantir que a pessoa certa seja selecionada para o cargo certo, ajudando a alcançar os objetivos organizacionais.

Alternativa A: "ao processo de realinhamento das funções, que se inicia a partir de um mapeamento dos objetivos estratégicos da organização."

Esta alternativa está incorreta porque descreve um processo mais amplo e contínuo de alinhamento estratégico e não especificamente a análise de cargos. O realinhamento das funções vai além da definição das exigências de um cargo específico e envolve uma visão mais macro da organização.

Alternativa C: "ao cotejo entre as atribuições formais do cargo e as tarefas efetivamente desempenhadas pelos seus ocupantes, detectando eventuais desvios e inadequações."

Embora esse processo seja importante, ele se refere mais a uma auditoria de cargos ou uma avaliação de desempenho, onde se compara as atribuições formais com o que é realmente executado. A análise de cargos, por outro lado, foca na definição inicial das exigências e responsabilidades.

Alternativa D: "à identificação das tarefas e responsabilidades próprias do cargo, considerando as responsabilidades, atribuições e competências conferidas à posição."

Essa alternativa está parcialmente correta, pois fala sobre a identificação das tarefas e responsabilidades, o que faz parte da descrição de cargos. No entanto, não aborda de maneira completa o aspecto das exigências em termos de conhecimento, habilidades e capacidades que são centrais na análise de cargos.

Alternativa E: "a identificação das lacunas ou 'gaps' de competências no âmbito da organização e que demandam treinamento e aprimoramento dos colaboradores."

Essa alternativa se refere mais ao diagnóstico de necessidades de treinamento (DNT) ou gestão por competências. Embora relacionado à gestão de pessoas, esse processo é focado em identificar lacunas de competências e não na análise detalhada das exigências de um cargo específico.

Portanto, a alternativa B é a que melhor descreve o que é a análise de cargos no contexto da gestão de pessoas, destacando as exigências em termos de conhecimento, habilidades e competências necessárias para o adequado desempenho das atribuições do cargo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra B

A análise de cargos pode ser definida como uma informação a respeito do que o ocupante do cargo faz e os conhecimentos, as habilidades e as competências que ele precisa para desempenhar o cargo adequadamente.

  • Nesse contexto, no processo de detalhamento das especificações e dos requisitos necessários que o ocupante de um determinado cargo deve possuir estão análises referentes ao grau de instrução e às habilidades físicas, por exemplo.

A descrição do cargo é uma etapa anterior à análise de cargos, sendo, dessa forma, uma descrição do que o ocupante do cargo faz, como faz e por que faz.

Resumindo: Análise de Cargos- descreve os aspectos extrínsecos ao cargos, ou seja, descreve os requisitos ao cargo. Descrição do Cargo- é a enumeração das atribuições do cargo, que o diferem dos outros cargos da organização.

Fonte: Comentários do QC.

Análise e Descrição dos cargos – é um processo ordenado das tarefas ou atribuições inerentes ao mesmo, que fornece informações para área de recrutamento e seleção.

- Análise: é uma informação do que o ocupante do cargo faz e os conhecimentos, habilidades e capacidades que ele precisa para desempenhar o cargo adequadamente. A diferença entre descrição do cargo e análise do cargo: descrição do cargo focaliza o conteúdo do cargo (o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz), a análise de cargo procura determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito. Procura determinar os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir os talentos, habilidades e as responsabilidades que o cargo exige. -

Descrição dos Cargos: significa relacionar o que ocupante faz, como faz, sob quais condições faz e por que faz. A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. O formato comum de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. Descrição de cargo é um documento escrito que identifica, descreve e define um cargo em termos de deveres, responsabilidades, condições de trabalho e especificações.

Eu acertei aqui, mas não recordo se acertei no dia da prova.

Administração Geral é saber decorar as palavras chaves.

ALTERNATIVA B

A análise de cargos realiza uma investigação no cargo em aberto. Explora fatores que vão desde requisitos mentais, físicos, principais responsabilidades a serem desenvolvidas até as condições de trabalho para efetuar a realização das tarefas exigidas pela função.

Descrição do cargo é sobre o conteúdo do cargo;

Análise do cargo é sobre o ocupante do cargo, requisitos do ocupante.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo