Como uma das modalidades de trabalho fora das dependências d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2288279 Direito do Trabalho
Como uma das modalidades de trabalho fora das dependências do empregador, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o teletrabalho
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - deve constar expressamente de contrato individual de trabalho, sendo permitida sua adoção para estagiários e aprendizes.

A questão aborda o tema do teletrabalho, que é uma modalidade de trabalho realizada fora das dependências do empregador, regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A legislação aplicável é a Lei nº 13.467/2017, que alterou a CLT para incluir disposições específicas sobre o teletrabalho.

De acordo com o artigo 75-C da CLT, o contrato de teletrabalho deve ser formalizado por escrito e precisa especificar essa modalidade. Além disso, a legislação permite que o teletrabalho seja adotado para estagiários e aprendizes, desde que respeitadas as características e finalidades desses regimes de formação.

Justificativa para a Alternativa Correta (C):

A alternativa C está correta porque o teletrabalho deve realmente estar previsto no contrato individual de trabalho, conforme o artigo 75-C da CLT. A inclusão de estagiários e aprendizes vem da possibilidade de adotar essa modalidade, desde que os termos específicos para cada um sejam respeitados.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - A afirmação está incorreta, pois a convenção coletiva ou o acordo coletivo de trabalho não necessariamente aplicam-se a todos os empregados em teletrabalho, especialmente quando se trata de locais diversos. A base territorial é uma questão complexa que depende do que é estipulado em cada convenção ou acordo.

B - Essa alternativa está errada porque a mudança do regime de teletrabalho para presencial não depende exclusivamente de uma solicitação do empregado. Segundo o artigo 75-C, §2º da CLT, essa mudança pode ocorrer por mútuo acordo, com previsão em contrato ou aditivo.

D - A afirmação de que o teletrabalho é incompatível com o controle de jornada não está correta. Embora o controle tradicional de jornada possa ser mais difícil, isso não significa que o empregado não tenha direito a horas extras se houver algum controle ou acordo específico.

E - A alternativa está incorreta porque a convocação esporádica para atividades presenciais não descaracteriza o regime de teletrabalho. O artigo 75-B da CLT prevê que o teletrabalho pode incluir a realização de tarefas fora do ambiente de trabalho, sem que isso altere a natureza do contrato.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra C.

CLT: Art. 75-B, § 6º. Fica permitida a adoção do regime de teletrabalho ou trabalho remoto para estagiários e aprendizes.

Art. 75-C. A prestação de serviços na modalidade de teletrabalho deverá constar expressamente do instrumento de contrato individual de trabalho.

A) ERRADA. Art. 75-B. § 7º Aos empregados em regime de teletrabalho aplicam-se as disposições previstas na legislação local e nas convenções e nos acordos coletivos de trabalho relativas à base territorial do estabelecimento de lotação do empregado.

B) ERRADA. Art. 75-C. § 2° Poderá ser realizada a alteração do regime de teletrabalho para o presencial por determinação do empregador, garantido prazo de transição mínimo de quinze dias, com correspondente registro em aditivo contratual.

C) CORRETA. Art. 75-C. A prestação de serviços na modalidade de teletrabalho deverá constar expressamente do instrumento de contrato individual de trabalho.

Art. 75-B. § 6º Fica permitida a adoção do regime de teletrabalho ou trabalho remoto para estagiários e aprendizes.

D) ERRADA. Art. 62 - Não são abrangidos pelo regime previsto neste capítulo: III - os empregados em regime de teletrabalho que prestam serviço por produção ou tarefa.

E) ERRADA. Art. 75-B. § 1º O comparecimento, ainda que de modo habitual, às dependências do empregador para a realização de atividades específicas que exijam a presença do empregado no estabelecimento não descaracteriza o regime de teletrabalho ou trabalho remoto.

QC demora d+ para colocar as provas do TRT SC E RN

Eu entraria com recurso, visto que estagiário não possui contrato de trabalho e sim Termo de Compromisso de estágio.

Art. 75-B. Considera-se teletrabalho ou trabalho remoto a prestação de serviços fora das dependências do empregador, de maneira preponderante ou não, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação, que, por sua natureza, não configure trabalho externo.     

§ 1º O comparecimento, ainda que de modo habitual, às dependências do empregador para a realização de atividades específicas que exijam a presença do empregado no estabelecimento não descaracteriza o regime de teletrabalho ou trabalho remoto.      

§ 2º O empregado submetido ao regime de teletrabalho ou trabalho remoto poderá prestar serviços por jornada ou por produção ou tarefa.     

§ 3º Na hipótese da prestação de serviços em regime de teletrabalho ou trabalho remoto por produção ou tarefa, não se aplicará o disposto no Capítulo II do Título II desta Consolidação.    

§ 4º O regime de teletrabalho ou trabalho remoto não se confunde nem se equipara à ocupação de operador de telemarketing ou de teleatendimento.    

§ 5º O tempo de uso de equipamentos tecnológicos e de infraestrutura necessária, bem como de softwares, de ferramentas digitais ou de aplicações de internet utilizados para o teletrabalho, fora da jornada de trabalho normal do empregado não constitui tempo à disposição ou regime de prontidão ou de sobreaviso, exceto se houver previsão em acordo individual ou em acordo ou convenção coletiva de trabalho.    

§ 6º Fica permitida a adoção do regime de teletrabalho ou trabalho remoto para estagiários e aprendizes.     

§ 7º Aos empregados em regime de teletrabalho aplicam-se as disposições previstas na legislação local e nas convenções e nos acordos coletivos de trabalho relativas à base territorial do estabelecimento de lotação do empregado.     

§ 8º Ao contrato de trabalho do empregado admitido no Brasil que optar pela realização de teletrabalho fora do território nacional aplica-se a legislação brasileira, excetuadas as disposições constantes da , salvo disposição em contrário estipulada entre as partes.     

§ 9º Acordo individual poderá dispor sobre os horários e os meios de comunicação entre empregado e empregador, desde que assegurados os repousos legais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo