Um dos aliados do governo sírio é a Rússia, grande fornecedo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q260056 Atualidades
Julgue os itens seguintes, relativos aos recentes conflitos ocorridos na Síria.

Um dos aliados do governo sírio é a Rússia, grande fornecedora de armas para esse governo.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Com uma forte aliança com a Síria, a Rússia vetou junto àChina duas resoluções no Conselho de Segurança das Nações Unidas relativas à condenação da repressão realizada pelo regime de Bashar al-Assad. A Rússia, que também tem criticado maiores sanções contra a Síria pelos países do Ocidente e da Liga Árabe, possui relações políticas e estratégicas próximas com o regime de Assad, e têm sido o maior fornecedor de armas do país

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rela%C3%A7%C3%B5es_entre_R%C3%BAssia_e_S%C3%ADria

Alternativa correta, conforme noticias extraídas do IG, em 28/07/2012, a Rússia e a China fornecem armas a Síria.
A Rússia afirmou neste sábado que uma "tragédia" ameaça Aleppo, a segunda maior cidade da Síria, mas destacou que não seria "realista" pensar que o governo de Bashar Al-Assad permaneceria de braços cruzados diante da ocupação da cidade pelos rebeldes.
Neste sábado, as forças do regime sírio de Bashar al-Assad iniciaram uma ofensiva contra os rebeldes em Aleppo,O chanceler russo Sergei Lavrov caracterizou o ataque deste sábado como uma "tragédia", mas se perguntou o que mais o governo poderia fazer diante da rebelião.
A Rússia, ao lado da China, se manteve como aliada do governo de Assad, que tem sido alvo de uma revolta popular - que avançou para uma guerra civil - há 16 meses.
A comunidade internacional reagiu à ação do governo na cidade, localizada ao norte da Síria. O presidente francês, François Hollande, disse neste sábado que vai tentar novamente convencer a Rússia e a China a apoiarem sanções mais duras contra Assad, a fim de romper o impasse diplomático e evitar mais derramamento de sangue.


 

Alternativa CORRETA, conforme noticias do G1
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou nesta terça-feira (4) que os países que enviam armas à Síria ampliam a miséria, e pediu aos governos para ajudar a pôr fim à guerra.

"Quem fornece armas a qualquer das partes apenas contribui para expandir a miséria e o risco de consequências imprevistas em um momento no qual a luta se intensifica e se amplia", disse Ban aos 193 membros da Assembleia Geral.

Ban não mencionou nenhum país em particular, mas a Rússia é o principal fornecedor de armas ao regime do presidente Bashar al-Assad. Funcionários da ONU disseram que o Irã também forneceu armas às forças sírias. Já o governo sírio acusa a Arábia Saudita, Qatar e Turquia de armar a oposição

Correto
A Rússia é a principal fornecedora de armas para Damasco. O porto sírio de Tartus abriga a única base naval russa no Mediterrâneo.
Fonte:
 http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/02/120206_siria_homns_exercito_mm.shtml

Além de aliados com relação ao material bélico, a Rússia é o principal artífice nas relações internacionais que impede uma ação militar contra a Síria. Seja pelos interesses econômicos, como pelos interesses geopolíticos e estratégicos na região.
Item Certo
Prof. Cássio Albernaz 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo