A inclusão social constitui um processo unilateral no qual ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1675072 Enfermagem
A Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência é o instrumento que orienta as ações do setor da saúde, voltadas a esse segmento populacional, e adota o conceito fixado pelo Decreto no 3.298/1999, que considera “deficiência – toda perda ou anormalidade de uma estrutura e (ou) função psicológica, fisiológica ou anatômica, que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano; deficiência permanente – aquela que ocorreu ou estabilizou-se durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que s e altere, apesar de novos tratamentos; e incapacidade – uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-es tar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida”. 

 Tendo em vista as informações do texto, com base nessa política, julgue os itens a seguir. 
A inclusão social constitui um processo unilateral no qual a sociedade busca equacionar problemas, decidir acerca de soluções e efetivar a equiparação de oportunidades para todos e todas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão apresentada é E - errado.

A questão aborda a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, que é um importante instrumento para orientar ações de saúde voltadas para pessoas com deficiência no Brasil. Essa política se baseia em definições estabelecidas pelo Decreto nº 3.298/1999, que descreve os conceitos de deficiência, deficiência permanente e incapacidade.

O item do enunciado fala sobre inclusão social e descreve-a como um processo "unilateral", no qual apenas a sociedade busca resolver problemas e decidir sobre soluções para garantir a igualdade de oportunidades. É importante destacar que o termo "unilateral" implica que apenas um lado está envolvido no processo, o que não é o caso na inclusão social verdadeira.

A inclusão social, na realidade, é um processo multilateral e colaborativo, que envolve não apenas ações por parte da sociedade, mas também a participação ativa das próprias pessoas com deficiência. Esse processo visa eliminar barreiras e permitir que todos tenham condições iguais de participação em todas as esferas da vida social.

Portanto, considerando que a inclusão social envolve a interação e o esforço conjunto entre sociedade e indivíduos, a afirmação de que é um processo unilateral é errada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"A inclusão social constitui um processo unilateral..." ???

Na verdade, é um processo BILATERAL

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo