De acordo com o disposto na Constituição Federal de 1988 (C...
A previsão constitucional de a casa ser um asilo inviolável do indivíduo é considerada como um direito absoluto, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão exige conhecimento acerca da sistemática dos direitos fundamentais, em especial no que tange à inviolabilidade de domicílio. Sobre a assertiva, está incorreto afirmar que a previsão constitucional de a casa ser um asilo inviolável do indivíduo é considerada como um direito absoluto, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador. Primeiro porque não se trata de um direito absoluto, eis que, na verdade, uma característica comum aos direitos fundamentais é a relatividade. Ademais, a própria CF/88 já traz, explicitamente, restrições diretas à inviolabilidade. Conforme art. 5º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.
Gabarito do professor: assertiva errada.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Errado.
TÍTULO II
Dos Direitos e Garantias Fundamentais
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;
Fonte: CF/88.
ABSOLUTO e DIREITO na mesma frase? Marque ERRADO!
NÃO HÁ DIREITO ABSOLUTO!
NÃO HÁ DIREITO ABSOLUTO!
NÃO HÁ DIREITO ABSOLUTO!
Bons estudos.
Há hipóteses em que a inviolabilidade da casa pode sofrer restrições, não sendo correto afirmar que é absoluto. Exemplos: flagrante delito, desastre, pra prestar socorro, e por ordem judicial (durante o dia).
GAB: ERRADO
.
Parafraseando o mestre Lúcio Weber: Direito e Absoluto não combinam.
.
Abraços
Não existe direito absoluto
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo