A crescente urbanização e industrialização, sem os devidos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1675074 Enfermagem
A Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência é o instrumento que orienta as ações do setor da saúde, voltadas a esse segmento populacional, e adota o conceito fixado pelo Decreto no 3.298/1999, que considera “deficiência – toda perda ou anormalidade de uma estrutura e (ou) função psicológica, fisiológica ou anatômica, que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano; deficiência permanente – aquela que ocorreu ou estabilizou-se durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que s e altere, apesar de novos tratamentos; e incapacidade – uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-es tar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida”. 

 Tendo em vista as informações do texto, com base nessa política, julgue os itens a seguir. 
A crescente urbanização e industrialização, sem os devidos cuidados com a preservação da vida e do meio ambiente, gera o aumento de incapacidades.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para a questão apresentada, a alternativa correta é "C", indicando que a afirmação está certa.

A questão aborda a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, que é um conjunto de diretrizes para o cuidado de pessoas com deficiências no Brasil. Um dos pontos centrais desta política é o reconhecimento das causas que podem levar a incapacidades, e a pergunta especificamente trata dos efeitos da urbanização e industrialização.

O avanço da urbanização e da industrialização pode, de fato, aumentar os riscos de deficiências e incapacidades devido a diversos fatores, como:

  • Aumento da poluição ambiental, que pode afetar a saúde respiratória e a qualidade de vida.
  • Maior incidência de acidentes de trânsito e de trabalho em áreas urbanas e industriais.
  • Exposição a produtos químicos e substâncias tóxicas que podem provocar doenças e deficiências.

A declaração da questão está em consonância com a ideia de que práticas inadequadas de urbanização e industrialização, sem atenção ao meio ambiente e à preservação da vida, podem levar a um aumento nas incapacidades.

Portanto, a alternativa "C" é correta ao afirmar que a urbanização e industrialização, quando realizadas sem os devidos cuidados, contribuem para o aumento das incapacidades.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O aumento da urbanização e da industrialização sem levar em conta a proteção da vida e do meio ambiente leva ao aumento das deficiências. De acordo com a PNSPD, Há evidências de uma ligação entre o aumento da deficiência e a incidência de neuroses, doenças psicossomáticas, alcoolismo, drogas, acidentes de trânsito e violência urbana. Levantamento realizado em hospitais do SUS mostrou que 6.388 pacientes com fratura de coluna foram atendidos em 1997, índice de internação maior do que em anos anteriores. Mais de 50% desses casos correspondem a fraturas no pescoço e nas costas, o que reforça a gravidade da situação e a provável ocorrência de defeitos. Portanto o aumento da urbanização e da industrialização sem levar em conta a proteção da vida e do meio ambiente leva ao aumento das incapacidades sim (resposta certa).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo