A crescente urbanização e industrialização, sem os devidos ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (21)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para a questão apresentada, a alternativa correta é "C", indicando que a afirmação está certa.
A questão aborda a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, que é um conjunto de diretrizes para o cuidado de pessoas com deficiências no Brasil. Um dos pontos centrais desta política é o reconhecimento das causas que podem levar a incapacidades, e a pergunta especificamente trata dos efeitos da urbanização e industrialização.
O avanço da urbanização e da industrialização pode, de fato, aumentar os riscos de deficiências e incapacidades devido a diversos fatores, como:
- Aumento da poluição ambiental, que pode afetar a saúde respiratória e a qualidade de vida.
- Maior incidência de acidentes de trânsito e de trabalho em áreas urbanas e industriais.
- Exposição a produtos químicos e substâncias tóxicas que podem provocar doenças e deficiências.
A declaração da questão está em consonância com a ideia de que práticas inadequadas de urbanização e industrialização, sem atenção ao meio ambiente e à preservação da vida, podem levar a um aumento nas incapacidades.
Portanto, a alternativa "C" é correta ao afirmar que a urbanização e industrialização, quando realizadas sem os devidos cuidados, contribuem para o aumento das incapacidades.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O aumento da urbanização e da industrialização sem levar em conta a proteção da vida e do meio ambiente leva ao aumento das deficiências. De acordo com a PNSPD, Há evidências de uma ligação entre o aumento da deficiência e a incidência de neuroses, doenças psicossomáticas, alcoolismo, drogas, acidentes de trânsito e violência urbana. Levantamento realizado em hospitais do SUS mostrou que 6.388 pacientes com fratura de coluna foram atendidos em 1997, índice de internação maior do que em anos anteriores. Mais de 50% desses casos correspondem a fraturas no pescoço e nas costas, o que reforça a gravidade da situação e a provável ocorrência de defeitos. Portanto o aumento da urbanização e da industrialização sem levar em conta a proteção da vida e do meio ambiente leva ao aumento das incapacidades sim (resposta certa).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo