O mapeamento e a visibilidade de iniciativas e programas de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1675084 Enfermagem
Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que, muitas vezes, produzem atitudes e experiências desumanizadoras, que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúd e no res pectivo trabalho e dos usuários no cuidado de si.

Quanto à Política Nacional de Humanização (PNH), julgue os itens a seguir.
O mapeamento e a visibilidade de iniciativas e programas de humanização na rede de atenção do SUS, no Ministério da Saúde, a promoção do intercâmbio e a articulação entre eles constituem aspectos importantes na construção do que se denomina Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa E - errado.

A Política Nacional de Humanização (PNH) foi criada com o intuito de colocar em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), enfatizando a importância da comunicação e colaboração entre gestores, trabalhadores e usuários na busca por uma saúde mais humanizada. O objetivo é transformar as relações de poder e afeto que, por vezes, podem ser desumanizadoras.

Na questão em pauta, o foco está na construção da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que é uma estratégia específica dentro da política de saúde mental do SUS. A RAPS tem como objetivo organizar e articular ações e serviços de saúde mental para garantir cuidados adequados e continuados. No entanto, a descrição apresentada na questão parece confundir os conceitos e atribuir à PNH um papel que está mais relacionado à organização e visibilidade dos serviços de saúde mental, que são, na verdade, atribuições diretas da RAPS.

Dessa forma, a questão está incorreta, pois mistura conceitos da PNH com a estruturação da RAPS. A PNH, embora tenha uma preocupação com a humanização dos serviços, não é a responsável direta pela estruturação das redes de atenção psicossocial, que é um componente específico dentro da política de saúde mental.

Portanto, a alternativa está errada porque se refere a aspectos da rede de atenção psicossocial que não são diretamente atribuídos à Política Nacional de Humanização.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O mapeamento e a visibilidade de iniciativas e programas de humanização na rede de atenção SUS, no Ministério da Saúde, a promoção do intercâmbio e a articulação entre eles constituem aspectos importantes na construção do que chamamos Rede de Humanização em Saúde (RHS).

O mapeamento e a visibilidade de iniciativas e programas de humanização na rede de atenção SUS, no Ministério da Saúde, a promoção do intercâmbio e a articulação entre eles constituem aspectos importantes na construção do que chamamos Rede de Humanização em Saúde (RHS).

Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf

REDE DE HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE - MAPEAMENTO e a VISIBILIDADE de iniciativas e programas de humanização na rede de atenção do SUS, no MINISTÉRIO DA SAÚDE, a PROMOÇÃO DO INTERCÂMBIO e a ARTICULAÇÃO entre eles

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo