A medida da força dos músculos respiratórios é um exame não ...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q2685045 Não definido

A medida da força dos músculos respiratórios é um exame não invasivo, simples, de baixo custo e útil na prática clínica. Dentre os métodos utilizados para mensuração da força muscular respiratória, destaca-se, a medida das pressões respiratórias máximas em nível da boca: PImáx e PEmáx. A Pressão inspiratória máxima (PImáx) reflete a força dos músculos inspiratórios e do diafragma; ao passo que a pressão expiratória máxima (PEmáx) reflete a força dos músculos abdominais e expiratórios.

Considerando a importância da aplicação do teste da força muscular respiratória para elaboração do diagnóstico pneumocinesiológico funcional e acompanhamento fisioterapêutico adequado, seguro e eficaz do paciente, analise as afirmativas a seguir:


I - A medição da PEmáx e da PImáx pode ser feita com um medidor mecânico de pressão, ligado a um bocal. O dispositivo deve conter um pequeno orifício que permite a saída de ar. O nariz deve ser ocluído por um clipe nasal.

II - Durante a mensuração da PImáx, o paciente deve ser orientado a realizar uma expiração máxima, ou seja, até o volume residual (VR). Em seguida, pede-se ao paciente que sele os lábios firmemente ao redor do bocal e realize um esforço inspiratório máximo contra a via aérea ocluída, mantendo a pressão inspiratória por no mínimo 1,5 segundos.

III - A mensuração da PEmáx utiliza as mesmas regras empregadas para medida da PImáx, mas o paciente é instruído a realizar uma expiração até o nível da capacidade residual funcional e, em seguida deve efetuar um esforço expiratório máximo contra a via aérea ocluída.

IV - Preconiza-se considerar a melhor manobra como a função pulmonar de cada fase; o início e a aceitação do teste são feitos pela técnica de retroextrapolação, hoje internacionalmente aceita. O valor dessa pressão não deve exceder a 5% do predito.

V - Valores baixos da PImáx com PEmáx normal sugerem fadiga do músculo inspiratório isoladamente (usualmente o diafragma); ao passo que valores baixos da PImáx e da PEmáx sugerem fadiga do músculo esquelético.


É correto apenas o que se afirma em


Alternativas