Os postulados teóricos da psicologia apontam o brincar como ...
Os postulados teóricos da psicologia apontam o brincar como uma atividade em que tudo é possível, um campo aberto à imaginação e à insubordinação do real. Sobre o jogo de faz de conta, afirma-se:
I- Para Vigotski, no faz de conta, a criança torna-se aquilo que ela não é. Relaciona-se com objetos que substituem aqueles que lhe são vetados e interage segundo padrões que se mantêm distantes do que lhe é determinado pelo lugar que, na realidade, ocupa em seus espaços sociais.
II- Para Leontiev, o brincar aparece como zona de desenvolvimento proximal. Além disso, o autor trata o jogo de faz de conta como atividade principal da criança, pois é nessa atividade que ocorrem as mudanças mais importantes no desenvolvimento psíquico infantil.
III- Para Vigotski, Leontiev e Elkonin, o faz de conta é extensamente marcado por regras. Os autores demonstram que o mundo do jogo tem leis precisas que são reflexos das relações reais das pessoas com os objetos, das pessoas entre si e dos papéis que elas desempenham no cotidiano.
IV- Existem sempre critérios de escolha dos objetos que participarão do jogo de faz de conta, eles não são escolhidos aleatoriamente, existe uma exigência por parte da criança.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):