A tecnologia se instalou em todos os setores de nossas vidas...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Resposta Correta: E - Educação passiva.
A questão aborda as tendências na educação decorrentes da integração de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Vamos agora entender o contexto das alternativas mencionadas e por que a Educação passiva é a alternativa que não corresponde às tendências da era digital.
A Gamificação (Gamification) utiliza elementos de jogos no contexto educacional para engajar e motivar os alunos, apoiando assim o processo de aprendizado de uma maneira mais dinâmica e interativa.
A Colaboração online permite que alunos e professores interajam, compartilhem recursos e trabalhem em conjunto independentemente da localização geográfica, potencializando o aprendizado coletivo e a construção do conhecimento de forma colaborativa.
As Plataformas de ensino oferecem ambientes virtuais que facilitam a entrega de conteúdo educacional, a realização de avaliações, e a gestão de atividades de aprendizagem, personalizando a experiência de ensino para atender às necessidades individuais dos alunos.
O Ensino híbrido (Blended Learning) combina métodos de ensino tradicionais com atividades online, proporcionando uma experiência de aprendizado mais flexível e adaptativa, capaz de unir o melhor dos dois mundos: o presencial e o digital.
Por outro lado, a Educação passiva é um modelo tradicional onde o aluno é apenas um receptor de informações, sem participação ativa no seu próprio processo de aprendizagem. Este método é considerado obsoleto na era digital, onde a interatividade e o engajamento são fundamentais para um aprendizado eficaz. Portanto, a Educação passiva não corresponde às tendências atuais que buscam mais participação, interação e envolvimento dos estudantes com o conteúdo e com a comunidade de aprendizagem.
Assim, a alternativa correta, E - Educação passiva, está correta porque representa um método de ensino que não está alinhado com as abordagens inovadoras e interativas favorecidas pela era digital.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo