Caio, torcedor fanático da Seleção Brasileira de Futebol, re...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2448594 Direito Penal
Caio, torcedor fanático da Seleção Brasileira de Futebol, recebeu uma ligação, afirmando que foi sorteado para acompanhar a final de um campeonato entre o Brasil e a Argentina. Para tanto, ele deveria comparecer à sede da empresa que realizou o sorteio para retirar o ingresso. Assim sendo, Caio, agente público, saiu às pressas da repartição onde trabalha, levando consigo o telefone celular do órgão público, acreditando ser o seu aparelho de telefonia móvel, posto que ambos são idênticos.


Considerando as disposições do Código Penal e os entendimentos doutrinário e jurisprudencial dominantes, é correto afirmar que Caio:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa Correta (C): Não responderá por qualquer crime, por força do erro de tipo

O erro de proibição não se confunde com o erro de tipo, porque, se, no erro de tipo, o agente não sabe o que faz, no erro de proibição, ao contrário, ele sabe exatamente o que faz, mas acredita que age licitamente.

Erro de tipo é a falsa percepção da realidade acerca dos elementos constitutivos do tipo penal. Extrai-se essa conclusão do art. 20, caput, do CP, que somente menciona as elementares. É o chamado erro de tipo essencial.

Vejamos:

Art. 20 - O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo, mas permite a punição por crime culposo, se previsto em lei.

Gabarito: Letra "C".

No erro de proibição direto o agente se equivoca quanto ao conteúdo de uma norma proibitiva, ou porque ignora a existência do tipo incriminador, ou porque não conhece completamente o seu conteúdo, ou porque não entende o seu âmbito de incidência.

Exemplo: holandês, habituado a consumir maconha no seu país de origem, acredita ser possível utilizar a mesma droga no Brasil, equivocando-se quanto ao caráter proibido da sua conduta.

No erro de proibição indireto (descriminante putativa por erro de proibição) o agente sabe que a sua conduta é típica, mas supõe presente uma causa permissiva, ora supondo existir uma causa excludente da ilicitude, ora supondo estar agindo nos limites da descriminante.

Exemplo: 'A', traído por sua mulher, acredita estar autorizado a matá-la para defender sua honra ferida." (CUNHA, Rogério Sanches. Manual de Direito Penal: Parte Geral: arts. 1º ao 120. 8. ed. Salvador: Juspodivm, 2020. p. 371-372 e 374). (grifos no original)

fonte;https://www.tjdft.jus.br/consultas/jurisprudencia/jurisprudencia-em-temas/a-doutrina-na-pratica/erro-de-proibicao#:~:text=

Erro de Tipo: erro sobre o FATO.

Erro de Proibição: erro sobre a existência de leis ou seus limites.

GABARITO: ALTERNATIVA C

  • Erro de tipo essencial - representação errônea da realidade, na qual o agente acredita não se verificar a presença de um dos elementos essenciais que compõem o tipo penal. 

*OBS: O erro de tipo pode ocorrer, também, nos crimes omissivos impróprios (comissivos por omissão)

✅>>>>Exclui o dolo e a culpa, de escusável/invencível 

✅>>>>Responde por culpa, se o fato for punível a título de culpa, se inescusável/vencível

  • Erro de tipo permissivo: (descriminante putativa por erro de fato) o agente supõe, com erro, no caso concreto, fato que, se existisse, tornaria a ação legítima, o autorizaria a fazer aquilo. 

Ex.: José atira contra seu filho, de madrugada, pois acreditava tratar-se de um ladrão (acreditava que as circunstâncias fáticas autorizariam agir em legítima defesa).

✅>>>>Exclui a pena, de escusável/invencível

✅>>>>Responde por culpa, se o fato for punível a título de culpa, se inescusável/vencível (ou seja, derivar de culpa em sentido estrito)

  • Erro de proibição direto: o agente não sabia da existência da norma, ou não entendia ela na sua integralidade (como sabemos, o desconhecimento da lei é inescusável, logo, será penalizado).

  • Erro de proibição indireto: o agente sabe que é ilícito, porém pensa estar agindo sob uma excludente de ilititude ou erra sobre os limites da mesma.

>>>>>PENA PARA AMBOS:

✅Inescusável/ evitável/imperdoável- diminui 1/6 a1/3

✅Escusável/inevitável/perdoável - exclui a pena..

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo