No sinal ilustrado ao lado, o código lingüístico tem predomi...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (32)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O código lingüístico pede para que os condutores parem no local da sinalização e a simbologia adverte que será necessário parar à frente. Sendo assim, deve o candidato saber que a simbologia sempre predomina sobre o código lingüístico, podendo em alguns casos ter o mesmo significado.
Fonte : LMGAB: e
Sabendo que essa placa é a A-15 — Parada obrigatória à frente
Adverte ao condutor do veículo da existência, adiante, de um sinal “R-1 – Parada obrigatória”.
Sinal usado quando não são atendidas as condições mínimas de visibilidade para o sinal “R-1”.
Essa placa não obriga ninguém a nada, pois ela é uma placa de ADVERTÊNCIA que só indica que na frente virá uma placa de REGULAMENTAÇÃO que essa sim te obriga a alguma coisa, que no caso será parar obrigatóriamente.
Por fim, o código linguistico PARE não tem predominancia sobre a simbologia do código de trânsito para que a mensagem seja adequadamente interpretada, ou seja, se você parar nesse caso estará errado.
QUESTÃO PK DAS GALÁXIAS.
Bom pessoal..Vou tentar interpretar...
Codigo Linguistico: É o que esta escrito na placa...Entao se fossemos pelo que esta escrito ali...deveriamos para o veiculo naquele mesmo local...pois, se esta escrito "pare" deveriamos parar!
Simbologia: É o que realmente a placa quer dizer/ passar para o condutor e a interpretacao, ou seja, que devemos para a frente e nao naquele local que ela esta localizada, pois, o simbolo interpretado nos diz que a parada nao e naquele local...mas sim a frente!
Assim a simbologia sempre vai prevalecer sobre o codigo..
Espero ter ajudado de alguma forma.
Forca e foco a todos que a aprovacao chegara!
- Comentário do prof. Marcos Girão (ESTRATÉGIA CONCURSOS)
O código linguístico, ou seja, a palavra expressa na placa é: PARE.
Bom, se o código linguístico prevalecer sobre a simbologia do código de trânsito, então essa placa poderia vir de qualquer cor, qualquer formato que não mudaria nada, ou seja, significaria sempre a obrigação do condutor de PARAR ao visualizá-la em uma via. Acontece que a simbologia é de extrema importância para a sinalização de trânsito, pois a depender do formato e/ou cor da placa, o usuário deverá ter condutas diferentes.
Em nossa questão, a placa mostrada é a placa A-15, uma placa de Sinalização de Advertência, formato quadrado em diagonal de cores amarela e preta, que significa Parada Obrigatória a Frente, que só alerta ao condutor que logo a frente na via haverá uma outra placa sinalizando uma parada obrigatória. Essa outra placa será a R-1, terá formato octogonal, de cores preta e branca e será uma Sinalização de Regulamentação que obrigará o condutor a parar.
Veja que ambas as placas citadas têm o mesmo código linguístico: a palavra PARE, mas esse código não é por si só suficiente não prevalecendo, portanto, sobre a simbologia, o que torna, como vimos, a questão errada.
Gabarito: Errado
Código linguístico é a palavra PARE enquanto a simbologia do código de trânsito é o formato e a cor da placa. Portanto, a simbologia do código de trânsito predomina sobre o código linguístico, uma vez que a forma da placa diz respeito a uma placa de advertência. Se o código linguístico predominasse o indivíduo seria obrigado a parar devido ao modo imperativo do verbo parar.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo