Com base no Decreto nº 9.103, de 29 de março de 2017, que r...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1007388 Veterinária
Com base no Decreto nº 9.103, de 29 de março de 2017, que regulamenta as leis 1.283, de 18 de dezembro de 1950 e 7.889, de 23 de novembro de 1989, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, a análise efetuada pelo estabelecimento para controle de processo e monitoramento da conformidade das matérias-primas dos ingredientes, dos insumos e dos produtos denomina-se análise:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - de autocontrole.

O Decreto nº 9.103, de 2017, regulamenta aspectos importantes sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal. Um dos pontos relevantes desse decreto é a implementação de sistemas de autocontrole pelos estabelecimentos. Isso significa que as empresas devem realizar análises internas para garantir que as matérias-primas, ingredientes, insumos e produtos finais estejam em conformidade com as normas sanitárias e de qualidade.

A análise de autocontrole é um procedimento que permite ao estabelecimento monitorar e controlar seus processos de produção e garantir que tudo esteja adequado para o consumo. Este tipo de análise é essencial para assegurar a segurança alimentar e a qualidade dos produtos disponibilizados no mercado.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

B - de perigos e de pontos críticos de controle: Esta alternativa faz referência ao sistema HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), que é uma metodologia específica de controle de segurança alimentar, porém não se encaixa diretamente na descrição de "análise para controle de processo e monitoramento das matérias-primas".

C - de controle fiscal: Esta alternativa sugere um controle voltado para questões tributárias e financeiras, não relacionado ao monitoramento da conformidade de produtos de origem animal.

D - de controle pericial: O controle pericial geralmente envolve uma inspeção ou avaliação realizada por um especialista para investigação de um incidente ou fraude, o que não é o foco da análise de processo e conformidade.

E - sistemática de controle de qualidade: Embora relacionada à qualidade, esta alternativa é vaga e não específica sobre o tipo de análise mencionada no decreto, diferindo da abordagem clara e obrigatória do autocontrole.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA A

Art. 10. Para os fins deste Decreto, são adotados os seguintes conceitos:

I - análise de autocontrole - ANÁLISE efetuada pelo estabelecimento para controle de processo e monitoramento da conformidade das matérias-primas, dos ingredientes, dos insumos e dos produtos;

II - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle - APPCC - SISTEMA que identifica, avalia e controla perigos que são significativos para a inocuidade dos produtos de origem animal;

Como complementação:

III - análise fiscal - análise efetuada pela Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária - SUASA ou pela autoridade sanitária competente em amostras coletadas pelos servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;

IV - análise pericial - análise laboratorial realizada a partir da amostra oficial de contraprova, quando o resultado da amostra da análise fiscal for contestado por uma das partes envolvidas, para assegurar amplo direito de defesa ao interessado, quando pertinente;

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo