“A BNCC de História no Ensino Fundamental – Anos Iniciais co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2170628 Pedagogia
“A BNCC de História no Ensino Fundamental – Anos Iniciais contempla, antes de mais nada, a construção do sujeito. O processo tem início quando a criança toma consciência da existência de um ‘Eu’ e de um ‘Outro’. O exercício de separação dos sujeitos é um método de conhecimento, uma maneira pela qual o indivíduo toma consciência de si, desenvolvendo a capacidade de administrar a sua vontade de maneira autônoma, como parte de uma família, uma comunidade e um corpo social.” (BRASIL, 2017, p. 403).
Em relação a esse processo de constituição do sujeito, é correto afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, aluno! Vamos entender melhor a questão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de História no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. A alternativa correta é a alternativa D. Agora, vamos analisar cada alternativa para que você compreenda melhor o conteúdo abordado e os motivos pelos quais as demais alternativas estão incorretas.

Alternativa D (Correta):

A alternativa D destaca o processo de constituição do sujeito em História, conforme a BNCC. Esse processo começa pelo reconhecimento do "Eu" e se estende para a compreensão do "Outro", ou seja, outras pessoas, culturas e sociedades. O aprendizado se amplia a partir do conhecimento de si mesmo e do entorno próximo para o conhecimento de outros povos e suas culturas, culminando na percepção do mundo como um todo em constante transformação. Isso está em consonância com a proposta da BNCC, que enfatiza a formação integral do estudante, sua identidade, e a ampliação de sua visão de mundo.

Alternativa A (Incorreta):

Essa alternativa menciona a percepção da distância entre objeto e pensamento como um passo necessário para a construção de uma linguagem universal. Contudo, a BNCC não propõe uma linguagem única ou universal como base para a relação do sujeito com a sociedade. A BNCC valoriza a diversidade cultural e a pluralidade de formas de expressão e comunicação, reconhecendo que não há uma única maneira de compreender o mundo.

Alternativa B (Incorreta):

A alternativa B se aproxima da correta ao destacar a importância das vivências cotidianas e do conhecimento de si e do outro. No entanto, ela comete um erro ao afirmar que a união do "Eu" ao "Outro" é o ponto de partida. Na realidade, segundo a BNCC, o ponto de partida é o conhecimento de si mesmo e das referências imediatas, expandindo-se gradualmente para compreender o "Outro" e o mundo ao redor.

Alternativa C (Incorreta):

Embora a alternativa C reconheça a complexidade crescente do aprendizado e a importância de perceber o "Outro", ela incorre em erro ao afirmar que a História torna-se independente das linguagens com as quais os seres humanos se comunicam e entram em conflito. Na verdade, a BNCC destaca a importância das diversas formas de linguagem e comunicação na construção do conhecimento histórico, reconhecendo a interdependência desses elementos no processo educacional.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Afinal, qual o erro da B?

Alguém me explicar o erro da alternativa B?

Solicito o gabarito comentado!

Esse gabarito tá errado. O certo é a B mesmo.

"Há uma ampliação de escala e de percepção, mas o que se busca, de início, é o conhecimento de si, das referências imediatas do círculo pessoal, da noção de comunidade e da vida em sociedade. Em seguida, por meio da relação diferenciada entre sujeitos e objetos, é possível separar o "Eu" do "outro". Esse é o ponto de partida."

REFERÊNCIA PG 402 - BNCC

Pessoal, ATENÇÃO!

A ALTERNATIVA CORRETA É A (D) E NÃO A B.

A alternativa B aparenta ser correta, porém apresenta algumas inadequações em relação ao texto original da BNCC:

"Os indivíduos desenvolvem sua percepção de si e do outro em meio a vivências cotidianas, identificando o seu lugar na família, na escola e no espaço em que vivem. Portanto, o que se busca, de início, é o conhecimento de si, das referências imediatas do círculo pessoal, da noção de comunidade e da vida em sociedade. Em seguida, por meio das relações entre sujeitos e objetos, é possível unir o “Eu” ao “Outro”. Esse é o ponto de partida."

Não é unir o eu ao outro, mas separar o EU do Outro.

Leia com atenção e encontrará essa resposta na página 404 da BNCC na parte final do terceiro parágrafo.

Além do mais, a alternativa B diz: Por meio das relações entre sujeitos e objetos. Não é por meio das relações, mas sim da relação entre sujeitos e objetos, e da relação diferenciada entre eles.

A resposta correta, alternativa D, você encontra na página 397, último parágrafo estendendo até o inicio da página 398.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo