Com relação as regras constitucionais pertinentes aos servi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1922110 Administração Pública
Com relação as regras constitucionais pertinentes aos servidores públicos, analise as frases abaixo e responda.
I. João é professor concursado. Tomou posse no cargo há exatos dois anos. Logo, João já é detentor de estabilidade, mas ainda não é detentor de vitaliciedade.
II. João é professor concursado. Tomou posse há exatos dois anos. Se candidatou a vereador no mesmo município onde é professor e sagrou-se vencedor. É possível exercer ambas as funções, se houver compatibilidade de horários, percebendo o pagamento por ambas as atividades.
III. João é professor concursado. Tomou posse há exatos cinco anos. Para perder o cargo, é preciso sentença judicial transitada em julgado.
IV. Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.
Das assertivas, estão corretas aquelas que constam apenas em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: B - II, III e IV.

Vamos entender o porquê esta alternativa está correta, analisando cada assertiva com base nas regras constitucionais pertinentes aos servidores públicos:

Assertiva I: "João é professor concursado. Tomou posse no cargo há exatos dois anos. Logo, João já é detentor de estabilidade, mas ainda não é detentor de vitaliciedade."

Essa assertiva está incorreta. De acordo com o Art. 41 da Constituição Federal, a estabilidade no serviço público é adquirida após três anos de efetivo exercício. Como João tomou posse há apenas dois anos, ele ainda não possui estabilidade. A vitaliciedade é um conceito aplicável a alguns cargos específicos, como magistrados e membros do Ministério Público, e não se aplica aos professores concursados.

Assertiva II: "João é professor concursado. Tomou posse há exatos dois anos. Se candidatou a vereador no mesmo município onde é professor e sagrou-se vencedor. É possível exercer ambas as funções, se houver compatibilidade de horários, percebendo o pagamento por ambas as atividades."

Essa assertiva está correta. Conforme o Art. 38 da Constituição Federal, um servidor público pode exercer mandato eletivo, desde que haja compatibilidade de horários. Nesse caso, ele poderá perceber as remunerações dos dois cargos.

Assertiva III: "João é professor concursado. Tomou posse há exatos cinco anos. Para perder o cargo, é preciso sentença judicial transitada em julgado."

Essa assertiva está correta. De acordo com o Art. 41, §1º, da Constituição Federal, o servidor estável só pode perder o cargo em quatro situações: sentença judicial transitada em julgado, processo administrativo disciplinar, insuficiência de desempenho avaliada periodicamente e a necessidade de redução de despesas com pessoal. A afirmação menciona corretamente uma dessas hipóteses.

Assertiva IV: "Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço."

Essa assertiva está correta. Essa previsão está no Art. 41, §2º, da Constituição Federal. Se a demissão do servidor estável for invalidada, ele deve ser reintegrado. O ocupante da vaga, se também for estável, deve ser reconduzido ao cargo anterior, aproveitado em outro cargo ou colocado em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço, sem direito a indenização.

Portanto, as assertivas corretas são: II, III e IV.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Embora sejam do mesmo gênero, vitaliciedade e estabilidade se diferem, pois, enquanto a estabilidade requer o decurso de três anos de exercício, na vitaliciedade o prazo será de dois anos.

Fonte : https://noticiasconcursos.com.br/vitaliciedade-x-estabilidade/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo