Excetuando o caso de existir pessoal organizado em quadro de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2287610 Direito do Trabalho
Excetuando o caso de existir pessoal organizado em quadro de carreira ou plano de cargos e salários, corresponderá igual salário a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, sendo idêntica a função. Estão entre os requisitos para caracterização do trabalho de mesmo valor, para fins de equiparação salarial, EXCETO: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão coloca que excetuando o caso de existir pessoal organizado em quadro de carreira ou plano de cargos e salários, corresponderá igual salário a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, sendo idêntica a função. Deve ser assinalada a alternativa que não corresponde a um dos requisitos para caracterização do trabalho de mesmo valor, para fins de equiparação salarial.

A) INCORRETA. Em atenção ao teor do art. 461, §1º, da CLT, “Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade. §1° Trabalho de igual valor, para os fins deste Capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador não seja superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não seja superior a dois anos."

B) INCORRETA. O art. 461, §1º, da CLT, dispõe que “Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade. §1° Trabalho de igual valor, para os fins deste Capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador não seja superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não seja superior a dois anos."

C) CORRETA. O art. 461, §1º, da CLT, preconiza que: “Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade. §1° Trabalho de igual valor, para os fins deste Capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador não seja superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não seja superior a dois anos."

D) INCORRETA. Em atenção ao teor do art. 461, §1º, da CLT, “Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade. §1° Trabalho de igual valor, para os fins deste Capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador não seja superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não seja superior a dois anos."

GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA “C".

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

  CLT

 

Art. 461. Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade.  

 

§ 1   Trabalho de igual valor, para os fins deste Capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador não seja superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não seja superior a dois anos. 

Questão sobre com correspondência completa na CLT, como pede o "exceto", a falsa, a que não encontra na lei é "C

Diferença de tempo na função não superior a três anos.", já que o $1º instrui que se trata que "nao seja superior a dois anos", quando for sobre a diferença de tempo na função.

REQUISÍTOS PARA EQUIPARAÇÃO SALARIAL

• função idêntica

mesmo estabelecimento empresarial

• mesmo empregador

• contemporaneidade (o empregado e o paradigma devem ter trabalhado simultaneamente em algum momento)

• inexistência de quadro de carreira ou plano de cargos e salários

• trabalho de igual valor

Trabalho de igual valor é aquele com:

• igual produtividade e perfeição técnica (A) e (B)

• diferença no tempo de serviço para o mesmo empregador não superior a 4 anos (D)

• diferença de tempo na função não superior a 2 anos (C)

Gabarito: C

E gostaram das resposta tropa

Agora vai o empregado do setor privado questionar a diferença de salário entre seus pares, vai levar fumo!!!

CLT. Art. 461. Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade.

§ 1º Trabalho de igual valor, para os fins deste Capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador não seja superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não seja superior a dois anos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo