A rotatividade de pessoal é consequência da saída de alguns...
A rotatividade de pessoal é consequência da saída de alguns funcionários e a entrada de outros para substituí-los no trabalho.
Assinale a alternativa incorreta:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre rotatividade de pessoal. A alternativa correta, ou seja, a alternativa incorreta, é a alternativa D.
Primeiramente, vamos entender o que é a rotatividade de pessoal. A rotatividade, ou turnover, refere-se à saída de funcionários e à entrada de novos empregados para substituí-los. Isso é um fenômeno que pode ocorrer por diversos motivos, tanto por iniciativa do funcionário quanto da organização.
Alternativa A: A afirmação está correta ao indicar que existem dois tipos de desligamento: o por iniciativa do funcionário (demissão voluntária) e o por iniciativa da organização (demissão involuntária).
Alternativa B: Também está correta ao afirmar que a rotatividade não é uma causa em si, mas um efeito de variáveis internas (como clima organizacional, políticas de RH) e externas (como condições econômicas e mercado de trabalho).
Alternativa C: Está correta ao descrever o cálculo do índice de rotatividade: é a razão entre o número de funcionários desligados e o efetivo médio da organização.
Alternativa D: Esta é a alternativa incorreta. A rotatividade de pessoal não é uma política de economia da empresa. Na verdade, a alta rotatividade pode representar custos adicionais significativos para a organização, como custos de recrutamento, seleção, treinamento e perda de produtividade.
Alternativa E: Correta ao mencionar que variáveis externas que impactam a rotatividade incluem a oferta e a procura no mercado de trabalho, a conjuntura econômica e as oportunidades de emprego.
Portanto, ao entender que a rotatividade tem causas e efeitos complexos e muitas vezes onerosos, fica claro que a alternativa D não corresponde à realidade da gestão de pessoas.
Resumo: A alternativa D é a incorreta, pois a rotatividade de pessoal não é uma política de economia da empresa, mas sim uma situação que pode acarretar altos custos e desafios para a organização.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito D:
12.2 Rotatividade de pessoal ou turnover
A rotatividade de pessoal é expressa por meio de uma relação percentual entre as admissões (entradas) e desligamentos (saídas) com relação ao número médio de participantes da organização, no decorrer de determinado período de tempo.
É expressa em índices mensais ou anuais que servem para realizar comparações e fazer diagnósticos para tomada de decisões.
12.2.1 Fórmulas para se calcular o índice de rotatividade de pessoal
Quando se trata de medir o índice de rotatividade de pessoal para efeito do planejamento de RH, utiliza-se a seguinte fórmula:
A: admissões no período
D: demissões no período
EM: efetivo médio do período (soma do efetivo inicial com o efetivo final dividido por 2).
Quando se trata de analisar as perdas e suas causas, não se consideram as admissões (entradas), mas somente os desligamentos (saídas).
Fonte: RIBAS (2014)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo