Piaget cunhou a expressão Epistemologia Genética para denom...
Piaget cunhou a expressão Epistemologia Genética para denominar a teoria que busca compreender as relações estabelecidas entre o sujeito agente e pensante e os objetos de seu conhecimento.
Considerando que, por meio dessa interação, esse teórico postulou a existência de períodos do desenvolvimento cognitivo, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) No início do período sensório-motor, a criança
está imersa no egocentrismo, não existindo a
consciência de si mesma e nem dos objetos do
mundo. No final desse período, a criança volta-se
para fora, tornando-se mais consciente das
pessoas, dos arredores físicos e dos objetos que
existem independentemente dela. A esse giro,
Piaget denominou “uma revolução copernicana
em miniatura”.
( ) O egocentrismo do período pré-operatório difere do egocentrismo do período sensório-motor, uma vez que, agora, refere-se a uma forma de pensar centrada na perspectiva da criança. Dessa forma, para a criança, todas as pessoas apreendem a realidade como ela a apreende. Seu ponto de vista é considerado por ela como universal.
( ) No período operatório concreto, o pensamento animista, que se caracteriza pelo fato de a criança atribuir a seres inanimados qualidades físicas e psíquicas semelhantes às dos seres humanos, é predominante.
( ) No período operatório formal, as deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de objetos concretos. Dessa forma, o adolescente se torna capaz de pensar em relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade.
Assinale a sequência correta.