A respeito do orçamento público, julgue o item a seguir.Segu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q768715 Administração Financeira e Orçamentária

A respeito do orçamento público, julgue o item a seguir.

Segundo o princípio da exclusividade, o orçamento deve ser uno, isto é, deve existir apenas um orçamento para determinado exercício financeiro.


Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão sobre princípios orçamentários, mais especificamente sobre o princípio da unidade, segundo o qual o orçamento deve ser uno, em cada esfera de Governo (federal, estadual e municipal).

Quando se determina que as receitas e despesas devem integram um único orçamento dentro de cada esfera, estamos tratando do princípio da unidade
Dica! Muita gente não tem clareza sobre a distinção do princípio da unidade e totalidade. Vamos ver a definição de Paludo¹ que nos ajuda a compreender esse ponto específico.

“Luiz Rosa Junior (2005) explica que "a concepção tradicional do princípio da unidade significava que todas as despesas e receitas do Estado deveriam estar reunidas em um só documento". Esse mesmo autor explica ainda que "a Constituição de 1988 deu uma concepção mais moderna ao princípio da unidade, ao dispor, no§ 52 do art. 165, que a lei orçamentária compreende: a) o Orçamento Fiscal; b) o Orçamento de Investimento; c) o Orçamento da Seguridade Social".
Também é denominado princípio da totalidade por ser composto pelos: Orçamento Fiscal; Orçamento de Investimento; Orçamento da Seguridade Social - e ao mesmo tempo consolidar os orçamentos dos diversos órgãos e Poderes de forma que permita a cada Governo uma visão geral do conjunto das finanças públicas. "


Atenção! Perceba que, nesse contexto, a Constituição consagra o princípio da unidade, em sua concepção mais moderna (totalidade). É por isso que o próprio Manual Técnico de Orçamento traz esses princípios como equivalentes.

De outro lado, temos o princípio da exclusividade, que tem a ver com o conteúdo do texto da LOA, que não conterá dispositivo estranho a matéria ali elencada. De acordo com o § 8 do art. 165 da Constituição:
§ 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei

Feita toda revisão, já podemos identificar o ERRO da afirmativa:

Segundo o princípio da exclusividade, o orçamento deve ser uno, isto é, deve existir apenas um orçamento para determinado exercício financeiro.

Na verdade, segundo o princípio da unidade, o orçamento deve ser uno, isto é, deve existir apenas um orçamento para determinado exercício financeiro.

Gabarito do Professor: Errado.

¹ Paludo, Augustinho Vicente Orçamento público, administração financeira e orçamentária e LRF I Augustinho Vicente Paludo. - 7. ed. rev. e atual.- Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO: 2017

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito ERRADO

Segundo o princípio da unidade, o orçamento deve ser uno, isto é, deve existir apenas um orçamento para determinado exercício financeiro

Segundo o princípio da exclusividade,previsto § 8º do art. 165 da Constituição Federal, estabelece que a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Ressalvam-se dessa proibição a autorização para abertura de crédito suplementar e a contratação de operações de crédito, nos termos da lei.

bons estudos

Segundo o princípio da unidade, o orçamento deve ser uno, isto é, deve existir apenas um orçamento, e não mais que um para cada ente da Federação em cada exercício financeiro. Objetiva eliminar a existência de orçamentos paralelos e permite ao Poder Legislativo o controle racional e direto das operações financeiras de responsabilidade do Executivo.

 

princípio da exclusividade surgiu para evitar que o orçamento fosse utilizado para aprovação de matérias sem nenhuma pertinência com o conteúdo orçamentário, em virtude da celeridade do seu processo.

 

Determina que a Lei Orçamentária não poderá conter matéria estranha à previsão das receitas e à fixação das despesas. Exceção se dá para as autorizações de créditos suplementares e operações de crédito, inclusive por antecipação de receita orçamentária (ARO).

 

Fonte: Estratégia Concursos - Sérgio Mendes, Vinícius Nascimento

Exclusivo, ou seja, somente para tratar sobre conteúdo orçamentário.

Gab. ARRADO 

 

                                     ---------------------------UNIDADE / TOTALIDADE---------------> Única Peça

Princípio-------------------         

                                     ---------------------------EXCLUSIVIDADE--------------------------> Apenas Matéria Financeira

 

#DeusnoComando

Princípio da exclusividade: apenas matéria orçamentária ou financeira. 

Exceção: autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita.

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo