Em relação ao Orçamento-Programa, assinale a alternativa cor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q649416 Administração Financeira e Orçamentária
Em relação ao Orçamento-Programa, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão sobre tipos/técnicas orçamentárias, especificamente sobre a diferença entre o orçamento tradicional e o orçamento programa.

Os métodos de elaboração orçamentária compreendem um conjunto de teorias, características e classificações próprias, que classificam o orçamento público de determinado período.

O orçamento público passa ao decorrer dos anos por um contínuo processo de reforma, com efeitos importantes nas práticas e processos, começando pelo antigo orçamento tradicional, um mero instrumento de controle político, até o moderno orçamento programa, instrumento de administração e planejamento. 

Os modelos orçamentos possuem características específicas que os distinguem, muito ligadas a época que foram idealizados e as necessidades governamentais que pretendiam endereçar. Trago um quadro resumo do Giacomoni¹ sobre o orçamento tradicional e o orçamento-programa que costuma fundamentar as provas de concurso:




Feita toda a revisão, já podemos analisar as alternativas:

A) Errado, o orçamento-programa foi introduzido na legislação brasileira antes da Constituição Federal de 1988. Doutrinadores apontam como marco legal o Decreto nº 200/67 ou a Lei nº 4.320/64.

B) Errado, na elaboração do orçamento são considerados todos os custos dos programas, inclusive os que extrapolam o exercício.  

C) Errado, a integração entre planejamento e orçamento, característica fundamental do orçamento programa, é prevista na legislação, como vimos alternativa A.  

D) Certo, o orçamento-programa possibilita o acompanhamento e a avaliação dos programas de trabalho e dos resultados alcançados por meio de sistemática de indicadores e padrões de medição.

E) Errado, o orçamento-programa adota a classificação funcional programática como critério de classificação da despesa.

 

Gabarito do Professor: Letra D
¹ Giacomoni, James. Orçamento público. 16a. ed. São Paulo, Atlas, 2012. p. 167.

 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não fui muito fã desse gabarito proposto. Segundo James Giacomoni (GIACOMONI, James. op. cit., p. 166.), 2008, são características do Orçamento Programa:
o orçamento é o elo entre o planejamento e o orçamento;
a alocação de recursos visa à consecução de objetivos e metas;
as decisões orçamentárias são tomadas com base em avaliações e análises técnicas de alternativas possíveis;
na elaboração do orçamento são considerados todos os custos dos programas, inclusive os que extrapolam o exercício;
a estrutura do orçamento está voltada para os aspectos administrativos e de planejamento;
o principal critério de classificação é o funcional-programático;
utilização sistemática de indicadores e padrões de medição do trabalho e de resultados;
o controle visa avaliar a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações governamentais.8

 a) É uma técnica orçamentária recente, e foi introduzida na legislação brasileira somente a partir da Constituição Federal de 1988 - Falsa: está prevista no decreto lei 200. Data de fato da década de 60, período militar 

 b) É um plano de trabalho que permite identificar as ações que o governo pretende realizar, cuja ênfase recai sobre o resultado alcançado, independentemente dos custos.  - Falsa. Ele avalia o custo/beneficio, lolgo não independe dos custos.

 c) Apesar de não prevista na legislação, a integração entre planejamento e orçamento é condição indispensável para que os programas, os projetos e as atividades do governo alcancem as metas estabelecidas. - Falso: existe previsão legal em decreto de 1998

 d) Possibilita o acompanhamento e a avaliação dos programas de trabalho e dos resultados alcançados por meio de sistemática de indicadores e padrões de medição. CORRETA

 e) Adota a classificação institucional-programática como critério de classificação da despesa, o que torna o orçamento mais transparente ao permitir a identificação da área de ação governamental em que a despesa será realizada. - Falsa: adota a classificação funcional-programática da despesa

Não entendi a resposta da Maira Cândido para a letra "e". Para mim, a altermativa também está correta.

Rúbia, está errada porque o orçamento-programa não é institucional-programática e sim FUNCIONAL-PROGRAMÁTICA, por isso do erro.

O orçamento-programa está intimamente ligado ao sistema de planejamento e aos objetivos que o governo pretende alcançar. A ênfase é nos objetivos a realizar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo