Os profissionais que têm acesso aos idosos podem atuar no re...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SEASTER - PA
Q1186628 Estatuto da Pessoa Idosa - Lei nº 10.741 de 2003
Os profissionais que têm acesso aos idosos podem atuar no reconhecimento de sinais que indiquem a existência de violência contra eles. Acerca do assunto, julgue o item a seguir.
É obrigação da entidade de atendimento ao idoso comunicar ao Ministério Público, para as providências cabíveis, a situação de abandono moral ou material por parte dos familiares. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é Certo.

O tema central da questão é o dever de comunicação das entidades de atendimento ao idoso sobre situações de abandono, seja moral ou material, por parte dos familiares. Esse dever está fundamentado no Estatuto da Pessoa Idosa, Lei nº 10.741/2003, que estabelece normas de proteção e amparo ao idoso.

De acordo com o artigo 19 do Estatuto da Pessoa Idosa, é obrigação das entidades que prestam atendimento ao idoso comunicar ao Ministério Público quaisquer situações que caracterizem abandono por parte dos familiares. Essa comunicação é essencial para que se adotem as providências cabíveis em defesa dos direitos do idoso.

Vamos entender melhor:

  • Abandono moral ou material: Refere-se à negligência quanto às necessidades básicas do idoso, seja por falta de apoio emocional ou financeiro.
  • Entidade de atendimento ao idoso: São organizações, públicas ou privadas, que prestam serviços de assistência e proteção ao idoso.
  • Ministério Público: Órgão responsável por zelar pela aplicação das leis e proteger os interesses sociais e individuais indisponíveis, incluindo os direitos dos idosos.

A questão destaca a importância da atuação dos profissionais e das entidades em coibir a violência contra idosos, promovendo um ambiente seguro e respeitoso. Identificar e comunicar situações de risco é uma ação fundamental para garantir a efetiva proteção dos direitos dos idosos previstos na legislação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Lei nº 10.741/03:

Art. 50. CONSTITUEM OBRIGAÇÕES DAS ENTIDADES DE ATENDIMENTO:

XVI – COMUNICAR AO MINISTÉRIO PÚBLICO, PARA AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS, A SITUAÇÃO DE ABANDONO MORAL OU MATERIAL POR PARTE DOS FAMILIARES;

Respota: Certo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo