Analise as proposições abaixo sobre as nulidades no ...
I - As nulidades não serão declaradas senão mediante provocação das partes, as quais deverão argui-las à primeira vez em que tiverem do falar em audiência ou nos autos.
II - A nulidade será pronunciada, ainda que seja possivel a repetição do ato, ante a preclusão operada. Não será pronunciada a nulidade, contudo, quando for possível simplesmente suprir-se a falta.
III- A nulidade do ato prejudicará os posteriores que dele dependam ou sejam consequência e os anteriores que lhe sejam próximos.
IV - Nos processos sujeitos à apreciação da Justiça do Trabalho só haverá nulidade a ser pronunciada quando resultar dos atos inquinados manifesto prejuízo às partes litigantes, independentemente de ser arguida por quem lhe tiver dado causa ou não.
V - O Juiz ou tribunal que pronunciar a nulidade poderá, a requerimento do interessado, declarar os atos a que ela se estende.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I - Correta (art.795 da CLT).
"As nulidades não serão declaradas senão mediante provocação das partes, as quais deverão argui-las à primeira vez em que tiverem de falar em audiência ou nos autos" - Princípio da convalidação ou da preclusão.
II - Errada (art.796 da CLT).
" A nulidade não será pronunciada:
a) quando fot possível suprir-lhe a falta ou repetir o ato.
III- Errado (art.798 da CLT).
"A nulidade do ato não prejudicará senão os posteriores que dependam ou sejam consequência".
IV- Errado (art.794 c/c 796 da CLT).
"Art. 794 - Nos processos sujeitos à apreciação da Justiça do Trabalho só haverá nulidade quando resultar dos atos inquinados manifesto prejuízo às partes litigantes". - Princípio da Transcedência ou prejuízo.
Art. 796 - A nulidade não será pronunciada:
b) quando arguida por quem lhe tiver dado causa.
V- Errada (art.797 da CLT).
"O juiz ou Tribunal que pronunciar a nulidade declarará os atos a que ela se estende".
A proposição I está correta, pois diz respeito as nulidades relativas ou anulabilidade, prevista no caput do artigo 795 da CLT. Salienta-se que é uma questão da magistratura, parte de uma prova de elevado grau de dificuldade, portanto, sendo necessária mais que simples interpretação literal da lei.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo