A percepção envolve algumas das aplicações mais importantes...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento do Efeito Halo.
Diante disso, vamos a uma breve explicação.
Segundo Ribas (2015), o Efeito Halo (generalização): tendência de nivelar o julgamento de uma pessoa por cima ou por baixo. O avaliador generaliza um aspecto do desempenho, bom ou ruim, e aplica para todos os quesitos.
Cabe destacar que várias bancas de concurso utilizam o entendimento de alguns autores, os quais dividem o efeito Halo em dois: efeito Halo e efeito Horn. No efeito Halo, a generalização é nivelada por cima (pontos positivos), já no efeito Horn a avaliação é nivelada por baixo (pontos negativos).
Ante o exposto, a alternativa correta é a letra “D", uma vez que o Efeito Halo é o comportamento que serve de base para uma generalização, ou seja, o avaliador generaliza um aspecto do desempenho, bom ou ruim, e aplica para todos os quesitos.
Gabarito do Professor: “D".
Fonte:
RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Assunto: Gestão e Avaliação do Desempenho Humano - Erros no Processo de Avaliação do Desempenho
Efeito Halo: é a tendência que uma pessoa pode ter de generalizar avaliações positivas com base em poucos fatores observados.
Observação: É diferente do Efeito Horn, que generaliza avaliações negativas.
Fonte: Prof. Carlos Xavier, Estratégia Concursos.
O método de escolha forçada consiste em avaliar o desempenho das pessoas por meio de blocos de frases descritivas. Dentre as características desse método, destacam: evitar o efeito de generalização (halo), superficialidade e subjetividade do avaliador. Além disso, não requer treinamento, sendo de fácil execução.
GAB D
DIFERENÇAS ENTRE:
- EFEITO HALO = É uma generalização. Generaliza avaliações positivas com base em poucos fatores observados. Tem a ver com a primeira impressão.
- EFEITO HORN = É o oposto do halo. Generaliza avaliações Negativas com base em poucos fatores observados.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os erros no processo de avaliação. Neste caso, marquemos a alternativa que contempla o erro que se encaixa na situação descrita no enunciado.
A - incorreta. No contraste o avaliador compara o avaliado consigo mesmo. É como se ele dissesse "o que eu tenho que ele não tem?", criando um contraste entre o avaliado e o avaliador.
B - incorreta. estereótipos e preconceitos são predisposições que o avaliador
C - incorreta. projeção é, basicamente, o erro que consiste em atribuir defeitos e virtudes próprios do avaliador ao avaliado.
D - correta. efeito halo é o erro que consiste em generalizar positivamente o desempenho do candidato.
Acrescenta que o efeito Halo não pode ser confundido com o efeito Horn, que é o erro que consiste e generalizações somente negativas sobre o avaliado.
Podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
explicação das alternativas
contraste é quando o avaliador dá uma avaliação positiva pra um empregado e dá outra avaliação negativa ou menor pra outro funcionário mesmo que esse funcionário tenha tido bom desempenho, julgando que não podem existir duas avaliações iguais
igual quando vc marca uma alternativa correta na prova e marca a seguinte errada porque acha que tem mais probabilidade.
estereótipos e preconceitos é o juízo de valor a respeito da cor, raça, religião, estilo de se vestir, não avalia o desempenho
projeção é quando um funcionário que é comunicativo é mal avaliado em algum aspecto porque o avaliador considera isso como um defeito ''fala muito no trabalho''.
Efeito halo é quando o avaliador diz ''você é bom em administração mas não tão bom em estatística, arrgg... mas vou te dar nota boa mesmo assim''. ele dá uma nota boa em estatística só porque o individuo é bom em administração, generalizando.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo