Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto ...
Na oração “Elas trabalhavam em grandes grupos, mas sozinhas em suas máquinas” (l.10-11), há uma ambiguidade estrutural que pode ser interpretada como contradição.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (19)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
certo
ao retornar no texto, percebe que o pronome elas pode se referir a pessoas ou à fábrica, gerando a ambiguidade
CORRETO. O pronome elas retoma o sujeito da oração( as pessoas), e quanto a contradição podemos notar a presença da conjunção adversativa que faz a oposição dos termos grupos e sozinhas.
“Elas trabalhavam em grandes grupos, mas sozinhas em suas máquinas”. Há ambiguidade na primeira oração, porque se torna ambíguo quais grupos são? Os de pessoas ou grandes conglomerados (empresas com grande capacidade produtiva).
Há contradição, porque o autor utiliza uma forma adversativa na estrutura para fazer essa afimarção. Portanto, também pode-se concluir que uma ambiguidade deve ser entendida sob vários aspectos, principalmente pelo contexto.
Na minha concepção é uma ANTÍTESE, ou seja, dois elementos extremos que se comunicam em uma mesma frase (dialogam em um mesmo plano). Diferente por exemplo de paradoxo (onde não há possibilidade de convivência).
Alguns exemplos clássicos de paradoxo? Bem, vamos lá!
* Vivo no céu desse inferno;
* Vivo na paz dessa guerra;
*Que música silênciosa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo