Ao tratar da incidência de impostos sobre circulação de mer...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q525804 Direito Tributário
Ao tratar da incidência de impostos sobre circulação de mercadorias em operações com lubrificantes e combustíveis, a Constituição Federal deixou para a lei complementar definir os combustíveis e lubrificantes sobre os quais o imposto incidirá uma única vez, qualquer que seja a sua finalidade, afastando norma de não incidência de tributo da própria Constituição. Quanto ao tema, aponte a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão apresentada, que trata da incidência de impostos sobre circulação de mercadorias, especificamente combustíveis e lubrificantes. O tema está fundamentado na Constituição Federal, artigo 155, que aborda a competência tributária dos Estados e do Distrito Federal.

Tema central: A questão se refere à incidência do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em operações interestaduais com combustíveis e lubrificantes, incluindo os derivados e não derivados de petróleo. A Constituição deixa para a lei complementar definir as regras específicas, como ocorre na Lei Complementar 87/1996 (Lei Kandir).

Exemplo prático: Imagine uma operação de venda de óleo lubrificante não derivado de petróleo de São Paulo para um consumidor final no Paraná. Nesse caso, a responsabilidade pelo recolhimento do ICMS cabe ao Estado de origem, São Paulo, conforme descrito na alternativa correta.

Justificativa da alternativa correta (C): A alternativa C está correta, pois, de acordo com o artigo 155, §2º, inciso X, alínea "b" da Constituição Federal, e a Lei Complementar 87/1996, nas operações interestaduais com combustíveis e lubrificantes não derivados de petróleo destinados a não contribuintes, o imposto incide no Estado de origem do produto.

Análise das alternativas incorretas:

A - Incorreta. Nas operações com combustíveis derivados de petróleo, o ICMS é cobrado pelo Estado de origem, e não repartido. O diferencial de alíquota (DIFAL) só se aplica quando há diferença entre as alíquotas interestadual e interna, mas não na forma mencionada.

B - Incorreta. Para operações com gás natural e seus derivados, o ICMS cabe ao Estado de origem quando se destina a não contribuinte, e não ao Estado de consumo.

D - Incorreta. As alíquotas são definidas por deliberação colegiada dos Estados e do Distrito Federal, mas devem ser uniformes por produto, e não diferenciadas por ente federativo.

E - Incorreta. Embora as alíquotas possam ser alteradas por ato colegiado, a observância do princípio da anterioridade tributária não permite que as alíquotas sejam simplesmente reduzidas e restabelecidas sem respeitar os prazos legais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito Letra C

Art. 155 § 4º Na hipótese do inciso XII, h, (ICMS-Monofásico) observar-se-á o seguinte

A) I - nas operações com os lubrificantes e combustíveis derivados de petróleo, o imposto caberá ao Estado onde ocorrer o consumo

B) II - nas operações interestaduais, entre contribuintes, com gás natural e seus derivados, e lubrificantes e combustíveis não incluídos no inciso I deste parágrafo, o imposto será repartido entre os Estados de origem e de destino, mantendo-se a mesma proporcionalidade que ocorre nas operações com as demais mercadorias

C) CERTO: III - nas operações interestaduais com gás natural e seus derivados, e lubrificantes e combustíveis não incluídos no inciso I deste parágrafo, destinadas a não contribuinte, o imposto caberá ao Estado de origem

D) IV - as alíquotas do imposto serão definidas mediante deliberação dos Estados e Distrito Federal, nos termos do § 2º, XII, g, observando-se o seguinte:      
     a) serão uniformes em todo o território nacional, podendo ser diferenciadas por produto

E) IV - as alíquotas do imposto serão definidas mediante deliberação dos Estados e Distrito Federal, nos termos do § 2º, XII, g, observando-se o seguinte
     c) poderão ser reduzidas e restabelecidas, não se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b.(Anterioridade anual)

bons estudos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo