Ana Carolina Miranda possui um cargo administrativo com pode...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: UFAM Órgão: UFAM Prova: UFAM - 2022 - UFAM - Assistente em Administração |
Q1912903 Administração Geral
Ana Carolina Miranda possui um cargo administrativo com poder decisório em uma unidade acadêmica em uma Universidade Federal Pública. Alunos reclamaram da forma como um professor conduzia uma disciplina e o professor, por outro lado, afirmou que não havia problema algum e que os alunos estavam insatisfeitos somente devido ao alto nível de exigência. Para tomar uma decisão correta, Ana Carolina Miranda poderá realizar diferentes ações. Qual a ação mais adequada para a situação?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - Buscar mais informações sobre o caso, para que seja possível uma tomada de decisão mais consistente, mesmo que demore certo tempo para decidir.

A tomada de decisão em ambientes organizacionais, especialmente em contextos administrativos de instituições públicas como uma Universidade Federal, requer um processo cuidadoso e informado. O cenário apresentado ilustra um conflito entre percepções de alunos e de um professor a respeito da qualidade e exigência na condução de uma disciplina. Nesse contexto, a decisão de Ana Carolina Miranda deve ser baseada em uma análise criteriosa dos fatos.

A opção A é a mais acertada porque reflete um princípio fundamental do processo decisório: a coleta de informações. Para que uma decisão seja efetiva e justa, é preciso obter um entendimento abrangente da situação. Isso envolve escutar os diferentes pontos de vista, coletar dados adicionais e avaliar as evidências de maneira imparcial. Embora isso possa levar algum tempo, resultará em uma decisão muito mais fundamentada, que é crucial em um ambiente onde as decisões podem ter implicações significativas para todos os envolvidos.

Por que a alternativa A é correta e as outras não? As alternativas B e C apresentam viés, já que sugerem uma coleta de informações com o objetivo de favorecer uma das partes, o que não é apropriado em um processo decisório justo. A alternativa D recomenda uma decisão apressada, o que pode gerar um resultado inadequado devido à falta de análise completa. Por último, a alternativa E propõe uma ação extrema sem uma investigação prévia, o que poderia ser injusto e prejudicial para o professor e interromperia o processo de aprendizado dos alunos.

Portanto, é imprescindível que um gestor ou administrador, como Ana Carolina, busque sempre uma compreensão completa e equitativa dos fatos antes de tomar uma decisão, garantindo assim que os interesses de todas as partes sejam considerados e que a justiça e a eficácia da decisão sejam asseguradas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. A

A mais coerente com a realidade é a Letra A.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo