Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de ato admi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2087630 Direito Administrativo
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de ato administrativo da espécie negocial.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Os atos negociais são assim definidos por Matheus Carvalho:

"São aqueles atos por meio dos quais a Administração concede direitos pleiteados por particulares. Trata-se de direito outorgado pelo Estado, em virtude de requerimento do cidadão regularmente formulado. A doutrina costuma dizer que, nos atos negociais, a manifestação de vontade do Estado coincide com o interesse do particular, sendo que, na verdade, a manifestação de vontade do ente estatal decorre de requerimento do sujeito beneficiado."

Os atos negociais, ademais, também se caracterizam porque neles inexiste o atributo da imperatividade, que é a característica segundo a qual os atos se impõem perante terceiros, independentemente de sua concordância.

Acerca desta distinção, Maria Sylvia Di Pietro escreveu:

"Dentre os atos administrativos propriamente ditos distinguem-se os que são dotados de imperatividade e os que não possuem esse atributo; os primeiros impõem-se ao particular, independentemente de seu consentimento, enquanto os segundos resultam do consentimento de ambas as partes, sendo chamados de atos negociais."

Fixadas estas premissas, vejamos cada opção:

a) Errado:

A aplicação de multa de trânsito constitui ato punitivo, fundado no poder de polícia, dotado de imperatividade, que independe, obviamente, do consentimento do infrator, de modo que está errada a presente opção.

b) Errado:

A aplicação de demissão é um ato também punitivo, só que baseado no poder disciplinar. Também se impõe àquele que recebe a penalidade, independentemente da vontade deste, de sorte que não se trata de ato negocial.

c) Errado:

A apreensão de mercadoria imprópria ao consumo insere-se como outro exemplo de ato de polícia administrativa, de cunho punitivo, e que ostenta faceta lateral acautelatória (evitar que se produzam danos aos consumidores). Também é ato dotado de imperatividade, de maneira que não se trata de ato negocial.

d) Certo:

Aqui se encontra a resposta correta da questão. As licenças são outorgadas aos particulares, mediante prévio requerimento dos interessados. Neste caso, existe uma comunhão de vontades, tratando-se, portanto, de atos negociais.

e) Errado:

Por fim, a desapropriação é modalidade drástica de intervenção na propriedade privada, sendo imposta ao proprietário do bem ou direito que está sendo incorporado ao patrimônio do Estado. Trata-se de ato dotado de imperatividade e que, portanto, jamais pode ser considerado como ato negocial.

Gabarito do professor: D

Referências:

CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 4ª ed. Salvador: JusPodivm, 2017, p. 290.




DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 26ª ed. São Paulo: Atlas, 2013, p. 229.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA D

Licenças: É um tipo de ato negocial vinculado. Assim, a Administração Pública é obrigada a conceder o direito todos os indivíduos que atendam os critérios legais (vinculação). Exemplo: se você faz autoescola, passa nos exames e cumpre todos os requisitos, o Estado não pode lhe negar a concessão da licença para dirigir.

NONEP • Normativos • Ordinatórios • Negociais • Enunciativos • Punitivos

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Enunciativos (C-A-P-A): Certidão, Apostila, Parecer, Atestado.

Administração certifica ou atesta um fato sem vincular ao seu conteúdo.

Negociais (P-A-N-E-L-A): Permissão, Autorização, Nomeação, Exoneração a pedido, Licença, Admissão. Declaração de vontade da Administração coincidente com interesses do particular.

Ordinatórios (C-A-I-O P-O-DE): Circulares, Avisos, Instruções, Ordens de serviços, Portarias, Ofícios, DEspachos. Visa disciplinar o funcionamento da Administração e a conduta de seus agentes.

Normativos (RE-DE IN RE-DE): REgimento, DEcreto, INstrução normativa, REsoluções, DEliberações. Emanam atos gerais e abstratos visando correta aplicação da lei.

Punitivos (M-I-D):  Multa, Interdição, Destruição.

"josué tu batalhas, mas é no tempo do Senhor!''

ADENDO

Atos Negociais

MEIRELLES : “São aqueles atos que contêm uma declaração de vontade unilateral do Poder Público coincidente com a pretensão do particular, visando à concretização de negócios jurídicos públicos ou à atribuição de certos direitos ou vantagens ao interessado.”

  •  Não são imperativos ou autoexecutórios; não podem ser confundidos com contratos ⇒  não existe manifestação bilateral de vontade.

Podem ser:

a)  Vinculados:  reconhecem o direito subjetivo do particular, mediante requerimento;

b) Discricionários: não reconhece direito subjetivo;  sob o crivo da oportunidade e conveniência;

c) Definitivos:  não comporta revogação,  mas podem ser anulados ou cassados. (apenas uma expectativa de definitividade);

d)  Precários :  revogados a qualquer tempo,  sem direito a indenização ao particular.

g a b -> D

Gab: D

Os atos negociais têm como finalidade regulamentar a relação jurídica entre a Administração Pública e os particulares, estabelecendo direitos e obrigações para ambas as partes, possuem como exemplos: licença, autorização, permissão, aprovação, apreciação, visto, homologação, dispensa e renúncia.

Explicando cada alternativa!!!

A) Multa de trânsito por excesso de velocidade - é um exemplo de ato administrativo da espécie punitiva ou sancionatória, pois tem como objetivo aplicar uma sanção ou penalidade por infração a uma norma ou lei.

B) Demissão por descumprimento de dever funcional - é um exemplo de ato administrativo da espécie disciplinar, pois tem como objetivo punir o servidor público que cometeu falta grave ou descumpriu seus deveres funcionais.

C) Apreensão de mercadoria vencida em uma padaria - é um exemplo de ato administrativo da espécie de polícia, pois tem como objetivo regular o exercício de atividades comerciais ou industriais para garantir a segurança, a higiene e a ordem pública.

D) Licença para funcionamento de estabelecimento comercial - é um exemplo de ato administrativo da espécie negocial, pois tem como objetivo estabelecer relações jurídicas entre a Administração Pública e os particulares para autorizar o funcionamento de um estabelecimento comercial.

E) Desapropriação de imóvel particular para fins de interesse público - é um exemplo de ato administrativo da espécie de fomento ou intervenção, pois tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico, social ou cultural da coletividade por meio da intervenção do Estado na propriedade privada, visando ao bem comum.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo