A análise prospectiva na referida área possibilita que se co...
tecnologia e inovação.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - certo
A questão aborda o conceito de análise prospectiva no contexto de ciência, tecnologia e inovação. Essa análise é uma metodologia utilizada para antecipar e planejar o futuro, levando em consideração diferentes cenários e possibilidades. Ela envolve a identificação de tendências, macroambientes e possíveis mudanças que possam afetar um campo específico ou a sociedade como um todo.
O processo de prospecção é fundamental para organizações e governos, pois fornece uma base sólida para a tomada de decisões estratégicas. Ao analisar os fatores que podem influenciar o desenvolvimento da ciência e tecnologia, os gestores podem antecipar desafios e oportunidades, alinhando suas políticas e estratégias para se adaptarem ou influenciarem esses possíveis futuros.
O item está correto porque a análise prospectiva, de fato, permite conhecer os fatores que podem desencadear mudanças, promover transformações e focalizar as alterações futuras. Ao identificar e avaliar diferentes cenários e possibilidades, ela oferece subsídios valiosos que ajudam os tomadores de decisão a se prepararem para o futuro, garantindo que estejam prontos para aproveitar as oportunidades e superar os desafios que podem surgir. Essa prática é essencial em um contexto de rápido desenvolvimento tecnológico e constante inovação, onde a capacidade de antecipar e se adaptar é uma vantagem competitiva significativa.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Destaca-se como definição clássica, a abordagem de Coates (1985)8 que define a atividade prospectiva como um processo mediante o qual se chega a uma compreensão mais plena das forças que moldam o futuro de longo prazo e que devem ser levadas em conta na formulação de políticas, no planejamento e na tomada de decisão.
Adicionalmente, a atividade prospectiva é definida por Horton (1999)9 como o “processo de desenvolvimento de visões de possíveis caminhos nos quais o futuro pode ser construído, entendendo que as ações do presente contribuirão com a construção da melhor possibilidade do amanhã”. Segundo Hamel e Prahalad (1995)10, autores que se ocupam do universo empresarial, “o entendimento sobre foresight deve refletir o pensamento de que a previsão do futuro precisa ser fundamentada em uma percepção detalhada das tendências dos estilos de vida, da tecnologia, da demografia e geopolítica, mas que se baseia igualmente na imaginação e no prognóstico”.
Estudos prospectivos constituem poderosos auxiliares do planejamento e do gerenciamento dos níveis de incerteza, porém precisam estar inseridos em um contexto planejado, isto é, estar embasados em diretrizes e necessidades pré-estabelecidas. Sua efetividade está intrinsecamente ligada a um desenho metodológico adequado, o qual só pode ser obtido a partir de uma delimitação precisa das questões a serem respondidas, do tipo de resposta desejada, da orientação espacial, do escopo do tema, bem como da estruturação de uma rede de atores capazes de se articularem de forma a buscarem consensos e comprometimentos necessários à implementação das linhas de ação identificadas.
Segundo Agustinho Paludo, 2013 p 303, existem dois tipos de cenário: os projetivos partem de uma situação real (atual ou passada) e a extrapolam para construir um futuro único e certo. Seguem as tendências atuais e podem perpetuar erros; os prospectivos partem da análise da situação atual em conjunto com a histórica, mas são baseados em futuros desejáveis, e em direção ao qual são tomadas as decisões. Nesses cenários a incerteza é maior e são indicados para a realização de mudanças.
Em planejamento baseado em cenários, "a aplicabilidade dos modelos depende da rigidez estrutural que apresentem e da sua aptidão para tratar ambientes turbulentos e descontinuidade. Os modelos de caráter projetivo (como os da econometria) s„o aceitáveis em ambiente de pouca turbulência em que não haja rompimento estrutural entre o passado e o futuro, limitando-se, por essa razão, ao curto prazo, enquanto os modelos prospectivos, que não projetam tendÍncias mas procuram captar rupturas, prestam-se melhor aos ambientes turbulentos e ao longo prazo".
Fonte: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/livro_ideias/livro-11.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo