O planejamento escolar – José Carlos Libâneo A importância ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1845565 Pedagogia
O planejamento escolar – José Carlos Libâneo
A importância do planejamento escolar          O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. A escola, os professores e alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais; tudo o que acontece no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classes. Isso significa que os elementos do planejamento escolar – objetivos-conteúdos-métodos – estão recheados de implicações sociais, têm um significado genuinamente político. Por essa razão, o planejamento é uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações; se não pensarmos didaticamente sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho, ficaremos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes da sociedade. [...]          O plano é um guia de orientação, pois nele são estabelecidas as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente. Sua função é orientar a prática partindo da exigência da própria prática. [...]       O plano deve ter flexibilidade. No decorrer do ano letivo, o professor está sempre organizando e reorganizando o seu trabalho. Como já dissemos o plano é um guia e não uma decisão inflexível.       Existem, pelo menos, três níveis de planos: o plano da escola, o plano de ensino, o plano de aula.        O plano da escola é um documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e, de outro, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos.         O plano de ensino (ou plano de unidade) é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para o ano ou semestre. [...]        O plano de aula é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter específico.
Fragmento do texto O planejamento escolar – José Carlos Libâneo Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4452090/mod_resour ce/content/2/Planejamento%20-%20Lib%C3%A2neo.pdf Acesso em 29/09/2021.
Considerando o fragmento de texto proposto sobre Planejamento Escolar, de J.C. Libâneo, marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) Por ter cunho político, o planejamento escolar deve ser atividade de reflexão pelo professor de forma a não estar entregue a interesses dominantes da sociedade. ( ) O plano deve funcionar como uma orientação para alcançar objetivos, deve ser coerente e flexível. ( ) Alguns elementos do planejamento escolar – objetivos-conteúdos-métodos – têm um significado genuinamente político, mas isso deve ser evitado pelos professores, de forma a absterem-se de implicações sociais. ( ) O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino e por isso não deve haver flexibilizações em sua execução, garantindo, dessa forma, que os objetivos estabelecidos no plano de ensino para o ano ou semestre sejam alcançados.
A sequência correta encontrada é: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre Planejamento Escolar conforme o texto de José Carlos Libâneo.

A alternativa correta é a A: V, V, F, F.

Vamos entender cada afirmação e a justificativa para cada uma delas:

(V) Por ter cunho político, o planejamento escolar deve ser atividade de reflexão pelo professor de forma a não estar entregue a interesses dominantes da sociedade.

Essa afirmação é verdadeira porque o texto de Libâneo destaca que o planejamento escolar possui implicações sociais e políticas. Portanto, o professor deve refletir criticamente sobre suas ações para não seguir cegamente os interesses dominantes.

(V) O plano deve funcionar como uma orientação para alcançar objetivos, deve ser coerente e flexível.

Essa afirmação também é verdadeira. De acordo com Libâneo, o plano é um guia e deve ser flexível para permitir adaptações ao longo do processo educativo. Ele serve para orientar a prática docente de maneira coerente com os objetivos estabelecidos.

(F) Alguns elementos do planejamento escolar – objetivos-conteúdos-métodos – têm um significado genuinamente político, mas isso deve ser evitado pelos professores, de forma a absterem-se de implicações sociais.

Essa afirmação é falsa. Libâneo afirma que os elementos do planejamento escolar possuem implicações sociais e políticas, e é justamente por isso que os professores devem refletir sobre essas questões, em vez de evitá-las. Os professores devem considerar essas implicações ao planejar.

(F) O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino e por isso não deve haver flexibilizações em sua execução, garantindo, dessa forma, que os objetivos estabelecidos no plano de ensino para o ano ou semestre sejam alcançados.

Essa afirmação é falsa. O texto de Libâneo enfatiza que o plano de aula, assim como os outros planos, deve ser flexível. Flexibilidade é importante para adaptar o ensino às necessidades dos alunos e aos contextos que surgem durante o ano ou semestre.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(V) Por ter cunho político, o planejamento escolar deve ser atividade de reflexão pelo professor de forma a não estar entregue a interesses dominantes da sociedade.

(V ) O plano deve funcionar como uma orientação para alcançar objetivos, deve ser coerente e flexível.

(F ) Alguns elementos do planejamento escolar – objetivos-conteúdos-métodos – têm um significado genuinamente político, mas isso deve ser evitado pelos professores, de forma a absterem-se de implicações sociais.

(é uma atividade de reflexão a cerca das nossas opções e ações; se não pensarmos didaticamente sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho, ficaremos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes da sociedade)

(F ) O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino e por isso não deve haver flexibilizações em sua execução, garantindo, dessa forma, que os objetivos estabelecidos no plano de ensino para o ano ou semestre sejam alcançados.

(O plano deve ter flexibilidade no decorrer do ano letivo, o professor está sempre organizando e reorganizando o seu trabalho. o plano é um guia e não uma decisão inflexível).

 O plano da escola é um documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e, de outro, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos.    O plano de ensino (ou plano de unidade) é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para o ano ou semestre. [...]    O plano de aula é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter específico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo