Com relação ao direito constitucional, julgue o item.  A arg...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: Quadrix Órgão: COFFITO Prova: Quadrix - 2023 - COFFITO - Advogado |
Q2252084 Direito Constitucional
Com relação ao direito constitucional, julgue o item.  

A arguição de descumprimento de preceito fundamental decorrente da Constituição Federal de 1988 será apreciada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a arguição que indicar violação à norma infralegal será processada e julgada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão versa sobre a arguição de descumprimento de preceito fundamental, prevista no art. 102, § 1º da CF/88, e regulamentada pela Lei nº 9882/1999:


CF, art. 102, § 1º A argüição de descumprimento de preceito fundamental, decorrente desta Constituição, será apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, na forma da lei.

Art. 1º A argüição prevista no § 1o do art. 102 da Constituição Federal será proposta perante o Supremo Tribunal Federal, e terá por objeto evitar ou reparar lesão a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Público.

Parágrafo único. Caberá também argüição de descumprimento de preceito fundamental: 

I - quando for relevante o fundamento da controvérsia constitucional sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, incluídos os anteriores à Constituição.


Desse modo, a arguição de descumprimento de preceito fundamental, ao contrário do que trouxe a assertiva, tem competência EXCLUSIVA no Supremo Tribunal Federal. Além disso, a ADPF não pode ser usada para impugnar legislação infralegal.


GABARITO: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO. Fundamento: Art. 102, §1º, CF.

ADPF não pode ser usada contra norma infralegal

A ação de ADPF é julgada pelo STF. Além disso, não pode ser usada contra norma infralegal. O dispositivo prevê que “não será admitida arguição de descumprimento de preceito fundamental quando houver qualquer outro meio eficaz de sanar a lesividade”.

gab: errado

Art. 102, par. 1° da CF/88 - A ADPF, decorrente da Constituição, sera apreciada pelo SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, na forma da lei.

Não pode questionar ato infralegal, mas pode questionar ato administrativo. Agora fiquei boiando...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo