Uma das formas de fomentar a inovação tecnológica é a garan...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IF-MS Órgão: IF-MS Prova: IF-MS - 2019 - IF-MS - Administração |
Q983865 Administração Pública

Uma das formas de fomentar a inovação tecnológica é a garantia do direito exclusivo ao inventor, por meio de patente. Compreende-se patente como um documento expedido por um órgão governamental que descreve a invenção e cria uma situação legal, na qual a invenção patenteada pode normalmente ser explorada (fabricada, importada, vendida e usada) com autorização do titular. A respeito da patente e dos tipos de proteção à propriedade industrial, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta:


I. Para que seja concedida a carta patente, faz-se necessário o atendimento dos seguintes requisitos: Novidade; Aplicação Prática; Atividade Inventiva.

II. A base de patentes do INPI possibilita a busca de pedidos e de patentes concedidas, ambos depositados no Brasil a partir de 1982. A sua atualização é semanal e permite busca básica, avançada e por número da patente. Esta base é gratuita e reúne todas as áreas do conhecimento.

III. A propriedade industrial é, no Brasil, regulada pela Lei de Propriedade Industrial – LPI (Lei Federal nº 9.279/96). De acordo com o artigo 2º desta Lei, a proteção dos direitos relativos à propriedade industrial, considerado o seu interesse social, ambiental e econômico, efetua-se mediante: I - concessão de patentes de invenção e de modelo de utilidade; II – concessão de registro de desenho industrial; III – concessão de registro de modelo de negócio; IV - repressão às falsas indicações geográficas; e V – repressão à concorrência desleal.

IV. O titular da patente deve realizar pagamento de anuidades perante o INPI para manutenção do processo do pedido de privilégio ou do próprio privilégio, bem como deve explorar a patente dentro do prazo de três anos da concessão. Caso contrário, recai no processo de licença compulsória, podendo ser concedida a qualquer pessoa com capacidade técnica econômica de exploração.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Analisando cada alternativa separadamente, temos que:

ITEM "I": Essa afirmativa refere-se aos requisitos para que uma invenção seja patenteável, comparando com a Lei N° 9.279/96, em seu artigo 8°, nos diz que “É patenteável a invenção que atenda aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial". Assim, a afirmativa I está errada.

ITEM "II": Observando o Guia Prático para Buscas de Patentes, podemos destacar que é permitido a busca simples, a busca avançada e por número de patente, além disso, a busca é gratuita para todas as áreas do conhecimento. Logo, a afirmativa II está correta.

ITEM "III": Essa alternativa refere-se ao artigo 2º, da Lei n.° 9.279/96: “A proteção dos direitos relativos à propriedade industrial, considerado o seu interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País, efetua-se mediante: I - Concessão de patentes de invenção e de modelo de utilidade; II - Concessão de registro de desenho industrial III - concessão de registro de marca; IV - Repressão às falsas indicações geográficas; e V - Repressão à concorrência desleal". Comparando a afirmativa com o trecho expresso da referida lei, temos que “a concessão de registro de modelo de negócio" deveria ser substituída pela “Concessão de registro de marca" para que a afirmativa fosse correta. Logo a afirmativa III está errada.

ITEM "IV": Segundo a Lei n.° 5.772/71, em seu artigo 25º: “O pagamento das anuidades do privilégio deverá ser feito a partir do início do terceiro ano da data do depósito, comprovado cada pagamento dentro dos primeiros cento e oitenta dias do respectivo período anual". Além disso, a Lei N° 9.279/96 em seu artigo 68º, inciso "II": “A licença só poderá ser requerida por pessoa com legítimo interesse e que tenha capacidade técnica e econômica para realizar a exploração eficiente do objeto da patente, que deverá destinar-se, predominantemente, ao mercado interno, extinguindo-se nesse caso a excepcionalidade prevista no inciso I do parágrafo anterior". Ou seja, a afirmativa IV está correta.

Sendo assim, estão corretos os itens "II" e "IV".


Gabarito do Professor: Letra D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) do Brasil oferecia uma base de dados online chamada "Base de Patentes" que permitia a busca de pedidos e patentes concedidas no Brasil a partir de 1982. Esta base era atualizada regularmente, mas a frequência de atualização poderia variar ao longo do tempo.

A base oferecia diferentes opções de busca, incluindo pesquisa básica, avançada e por número da patente, proporcionando assim a possibilidade de encontrar informações específicas sobre patentes depositadas no país.

Era possível realizar buscas por áreas específicas de conhecimento, utilizando classificações como a Classificação Internacional de Patentes (CIP) para encontrar patentes em diferentes campos técnicos ou setores industriais.

A parte incorreta na afirmação é a inclusão do item "registro de modelo de negócio". A Lei de Propriedade Industrial do Brasil (Lei nº 9.279/96) não prevê explicitamente o "registro de modelo de negócio" como uma das formas de proteção oferecidas.

Assim, a afirmação corrigida, de acordo com a Lei nº 9.279/96, seria:

"II. A propriedade industrial é, no Brasil, regulada pela Lei de Propriedade Industrial – LPI (Lei Federal nº 9.279/96). De acordo com o artigo 2º desta Lei, a proteção dos direitos relativos à propriedade industrial, considerado o seu interesse social, ambiental e econômico, efetua-se mediante: I - concessão de patentes de invenção e de modelo de utilidade; II – concessão de registro de desenho industrial; III - repressão às falsas indicações geográficas; e IV – repressão à concorrência desleal."

A correção remove a menção ao "registro de modelo de negócio", já que a Lei de Propriedade Industrial brasileira não contempla essa categoria como uma forma de proteção na propriedade industrial, como mencionado anteriormente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo