O processo de pasteurização do leite é um tratamento eficie...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1245727 Nutrição
O processo de pasteurização do leite é um tratamento eficiente para destruir os microrganismos patogênicos não formadores de esporos, inclusive os de maior resistência térmica como
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre a pasteurização do leite e identificar a alternativa correta.

A pasteurização é um processo térmico utilizado para destruir microrganismos patogênicos presentes no leite, que não formam esporos. Esse método é eficaz contra microrganismos que possuem maior resistência térmica.

A alternativa correta é: B - Mycobacterium tuberculosis.

Justificativa: O Mycobacterium tuberculosis é conhecido por sua resistência térmica e pode ser encontrado no leite cru. Embora esse microrganismo seja mais conhecido por causar a tuberculose humana, ele serve como referência para a eficiência da pasteurização, pois o processo é projetado para inativá-lo.

Análise das alternativas incorretas:

A - Lactobacillus pasteurianum. Este é um tipo de bactéria lática, que é menos resistente ao calor e não é patogênica, além de não ser geralmente considerada um alvo prioritário no processo de pasteurização.

C - Leuconostoc mesenteroides. Este microrganismo é geralmente usado na fermentação de alimentos e não é um patógeno relevante em termos de pasteurização do leite.

D - Saccharomycyces pasteurianum. Trata-se de um fungo, não uma bactéria, e não é considerado um patógeno leiteiro relevante no contexto de pasteurização.

Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer o tema da pasteurização e o raciocínio por trás da escolha da alternativa correta. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo