Na medida em que um texto publicitário se coloca como delib...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q914617 Comunicação Social
Na medida em que um texto publicitário se coloca como deliberativo e com função de aconselhamento, a função predominante da linguagem tende a ser a
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As funções da linguagem têm íntima relação com os elementos da comunicação e podem ser classificadas de acordo com os objetivos do emissor: referencial, emotiva, poética, fática, conativa e metalinguística.

A função conativa, ou apelativa, tem o propósito de influenciar o receptor da mensagem por meio do uso de vocativos, verbos no imperativo e pronomes na segunda pessoa. Também pode ser usada para aconselhar, alertar ou avisar. Por esses motivos, é amplamente usada para fins publicitários.

Gabarito do professor: Letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra e: A função conativa (apelativa) visa influir no comportamento do receptor: ordem, pedido, sugestão. Usada na publicidade como anúncio de vendas.

GABARITO E

As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante.

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.

Função Referencial ou Denotativa

Também chamada de função informativa, a função referencial tem como objetivo principal informar, referenciar algo.

Voltada para o contexto da comunicação, esse tipo de texto é escrito na terceira pessoa (singular ou plural) enfatizando seu caráter impessoal.

Como exemplos de linguagem referencial podemos citar os materiais didáticos, textos jornalísticos e científicos.

Função Emotiva ou Expressiva

Também chamada de função expressiva, na função emotiva o emissor tem como objetivo principal transmitir suas emoções, sentimentos e subjetividades por meio da própria opinião.

Esse tipo de texto, escrito em primeira pessoa, está voltado para o emissor, uma vez que possui um caráter pessoal.

Como exemplos podemos destacar: os textos poéticos, as cartas, os diários. Todos eles são marcados pelo uso de sinais de pontuação, por exemplo, reticências, ponto de exclamação, etc.

Função Fática

A função fática tem como objetivo estabelecer ou interromper a comunicação de modo que o mais importante é a relação entre o emissor e o receptor da mensagem. Aqui, o foco reside no canal de comunicação.

Esse tipo de função é muito utilizada nos diálogos, por exemplo, nas expressões de cumprimento, saudações, discursos ao telefone, etc.

Função Conativa ou Apelativa

Também chamada de apelativa, a função conativa é caracterizada por uma linguagem persuasiva que tem o intuito de convencer o leitor. Por isso, o grande foco é no receptor da mensagem.

Essa função é muito utilizada nas propagandas, publicidades e discursos políticos, a fim de influenciar o receptor por meio da mensagem transmitida.

Esse tipo de texto costuma se apresentar na segunda ou na terceira pessoa com a presença de verbos no imperativo e o uso do vocativo.

Função Metalinguística

A função metalinguística é caracterizada pelo uso da metalinguagem, ou seja, a linguagem que refere-se à ela mesma. Dessa forma, o emissor explica um código utilizando o próprio código.

Um texto que descreva sobre a linguagem textual ou um documentário cinematográfico que fala sobre a linguagem do cinema são alguns exemplos.

Nessa categoria, os textos metalinguísticos que merecem destaque são as gramáticas e os dicionários.

FONTE:https://www.todamateria.com.br/funcoes-da-linguagem/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo