Com relação aos ferimentos de entrada em lesões produzidas ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (13)
- Comentários (46)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
B) INCORRETO- PROJÉTIL forma OBLIQUA- ÂNGULO AGUDO-PROCEDÊNCIA- orifício apresenta forma oval, fica excêntrico e constrito por orlas de enxugo e de escoriação mais largas do lado de onde veio o projétil. A largura dessas orlas aumenta conforme diminui o ângulo de incidência do projétil.
C) INCORRETO- LESÕES DE ENTRADA: Em regra apresentam: bordas viradas para dentro, diâmetro menor do que o do projétil, forma arredondada ou elíptica, orla de escoriação, enxugo ou equimose.
D)INCORRETO-Ferimentos de entrada nos tiros encostados. “Estes ferimentos, com plano ósseo logo abaixo, têm forma irregular, denteada ou com entalhes, devido à ação resultante dos gases que descolam e dilaceram os tecidos. Isso ocorre porque os gases da explosão penetram no ferimento e refluem ao encontrar a resistência do plano ósseo. É muito comum nos tiros encostados na fronte e chama-se câmara de mina de Hoffmann. A expressão melhor seria golpe de mina. Na redondeza do ferimento, nota-se crepitação gasosa da tela subcutânea proveniente da infiltração dos gases. Em geral, não há zona de tatuagem nem de esfumaçamento, pois todos os elementos da carga penetram pelo orifício da bala e, por isso, suas vertentes mostram-se enegrecidas e desgarradas, com aspecto de cratera de mina. Nos tiros dados no crânio, costelas e escápulas, principalmente quando a arma está sobre a pele, pode-se encontrar um halo fuliginoso na lâmina externa do osso referente ao orifício de entrada (sinal de Benassi ou de Benassi-Cueli –. Como este sinal é constituído por um halo de fuligem de contorno suave sobre a superfície externa do crânio, precisamente sobre o periósteo (membrana fibrosa que reveste os ossos) e não uma zona de tatuagem por impregnação da pólvora não combusta, pode apresentar-seborrado ou desaparecer com a lavagem. Sua tendência é desparecer, isto quando as partes moles que cobrem aqueles ossos forem afetados pela putrefação cadavérica e o crânio ficar esqueletizado. Os tiros encostados ainda permitem deixar impresso na pele o chamado sinal de Werkgaertner , representado pelo desenho da boca e da massa de mira do cano, produzido por sua ação contundente ou pelo seu aquecimento". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 266.
E)INCORRETO- DISPARO À CURTA DISTÂNCIA/ QUEIMA ROUPA, constatamos: - ZONA OU ORLA DE ESFUMAÇAMENTO- Possui pequeno diâmetro, sendo muito concentrada e de contorno nítido, com uma camada espessa e opaca que esconde a orla de enxugo. Distância de 10 a 30 cm. - ZONA OU ORLA DE TATUAGEM- origina-se a partir dos grânulos de pólvora combusta ou incombusta que impregnam na pele-derme . Supõe um disparo de 30 a 75 cm. -ORLA OU ZONA DE QUEIMADURA/CHAMUSCAMENTO (determina queimaduras de 1º e 2º graus). Há uma ação superaquecida dos gases que atingem e queimam a área. Em regiões com pelos, há a queima desses pelos, que terão aspectos quebradiços e queimados. - ORLA DE ENXUGO-Orla de detritos que ficam retidas na pele quando há a passagem do projétil. É como se o projétil se "enxugasse" ou se "limpasse" por onde passa, deixando detritos. - ORLA DE ESCORIAÇÃO- representa a lesão de escoriação causada pela passagem do projétil. Há o arrancamento da epiderme e o esticamento da derme -ORLA DE CONTUSÃO- pequena área milimétrica que circunda o orifício de entrada. Possui forma concêntrica ou circular quando o tiro é perpendicular. Já quando o tiro for de incidência oblíqua será ovalada ou fusiforme.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab.: A
A - CERTA. "A aréola equimótica é representada por uma zona superficial e relativamente difusa, decorrente da sufusão hemorrágica oriunda da ruptura de pequenos vasos localizados nas vizinhanças do ferimento." (DE FRANÇA, Genival Veloso. Medicina Legal. 10ª ed.)
B - ERRADA. "Quando o tiro é oblíquo, a ferida é sensivelmente elíptica (....). Nos tiros perpendiculares ao corpo, a orla de escoriação é concêntrica, e, quando inclinados, tem a forma oblíqua." (grifei) (DE FRANÇA, Genival Veloso. Medicina Legal. 10ª ed.)
C - ERRADA. "Diz-se que uma lesão tem as características das produzidas por tiro a distância quando ela não apresenta os efeitos secundários do tiro, e por isso não se pode padronizar essa ou aquela distância. Nesses tipos de lesões, quando o tiro é dado em perpendicular, o diâmetro da ferida é quase sempre menor que o do projétil, explicado pela elasticidade e retratilidade dos tecidos cutâneos." (grifei) (DE FRANÇA, Genival Veloso. Medicina Legal. 10ª ed.)
D - ERRADA. Forma arredondada ou elíptica é a apresentada por tiros a curta distância. Em tiros encostados, o ferimento tem "(...) forma irregular, denteada ou com entalhes (....)". (grifei) (DE FRANÇA, Genival Veloso. Medicina Legal. 10ª ed.)
E - ERRADA. Ferimentos com entalhes, com ação resultante dos gases que descolam e dilaceram os tecidos, com vertentes enegrecidas e desgarradas, tendo aspecto de cratera de mina, são os causados por tiros encostados, conforme Genival Veloso.
Fortuna Audaces Sequitur: A sorte acompanha os audazes.
Característica cutânea que possibilitou ao perito identificar a distância do disparo do projétil denomina-se: aréola equimótica
Abraços
– LONGA DISTÂNCIA:
– BORDAS INVERTIDAS;
– ORLA DE ESCORIAÇÃO;
– ORLA DE ENXUGO (ZONA DE ALIMPADURA);
– ORLA EQUIMÓTICA (ZONA DE CONTUSÃO).
– CURTA DISTÂNCIA:
– ZONA DE CHAMUSCAMENTO;
– ZONA DE TATUAGEM;
– ZONA DE ESFUMAÇAMENTO.
– ENCOSTADOS:
– CÂMARA (BOCA) DE MINA DE HOFMANN;
– SINAL DO FUNIL DE BONNET;
– SINAL DE BENASSI;
– SINAL DE PUPPE-WEKGARTNER.
– ORLA DE ESCORIAÇÃO: delicada área em torno do ferimento de entrada, em que a pele foi arrancada pelo atrito do projétil (é a própria borda da ferida)
– ORLA DE CONTUSÃO(OU ORLA DE EQUIMOSE): produzida pelo impacto do projétil sobre o corpo, deixando uma AUREOLA EQUIMÓTICA ou ORLA EQUIMÓTICA (é o "roxinho" ao redor do buraco da bala.).
Questão dificílima, na verdade essa prova toda foi de um nível considerável!!
Sufusão - Ação que consiste no derramamento ou derrame de um líquido.
[Medicina] Em que há extravasamento (ação de extravasar) de um líquido orgânico para os tecidos vizinhos.
[Por Extensão] Excesso de sangue que se espalha sobre a pele; afluxo de sangue em determinadas partes do corpo.
GAB: A
Mas confesso que a letra "E" foi de chamar a atenção....
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo