Estruturas Matriciais são constituídas de

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: PC-BA Prova: VUNESP - 2018 - PC-BA - Delegado de Polícia |
Q886355 Administração Pública
Estruturas Matriciais são constituídas de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Estrutura Organizacional, sendo que a questão cobra especificamente a Estrutura Matricial, mas para o completo entendimento dos itens é necessário o conhecimento das Estruturas Funcionais, Divisionais e em redes.


Diante disso, vamos a uma breve conceituação das Estruturas Citadas:


Estrutura Matricial


A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto. Nesse modelo, tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento.


A lógica desse modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo! Lembrem-se sempre desta informação, que as bancas adoram cobrar: não há unidade de comando na estrutura matricial!





Estrutura Funcional:


A estrutura funcional é a mais comum na administração. Quase todas as organizações iniciam sua vida tendo uma estrutura funcional. É também a estrutura mais intuitiva, pois é dividida de acordo com as tarefas e funções organizacionais, como finanças, marketing, recursos humanos etc.




Estrutura Divisional



Quando as empresas ficam maiores, com produtos e serviços diversificados e presença em vários mercados, setores e/ou países diferentes, acabam migrando para uma estrutura divisional. Nessa estrutura, a organização agrega as tarefas e recursos em divisões, de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados importantes para ela.

Dessa forma, cada divisão fica então quase autônoma, tendo seu próprio setor de marketing, de produção e logística, de forma a poder tomar quase todas as decisões relativas ao seu produto e mercado e atender seus respectivos clientes.

Portanto, a lógica desse tipo de estrutura é uma descentralização de autonomia operacional às divisões, mas com um planejamento, coordenação e controle ainda centralizados na cúpula.




Estrutura em Redes



Uma estrutura em rede atrai recursos, em qualquer lugar do mundo, para alcançar uma qualidade e um preço que possibilitem à empresa vender seus produtos e serviços em seu mercado.

A maior vantagem desse tipo de organização é sua flexibilidade e competitividade em escala global. Portanto, a flexibilidade advém da possibilidade de a organização contratar qualquer serviço ou produto necessário no momento, e pouco tempo depois poder trocar de fornecedor, sem ter os custos de possuir maquinário, instalações fabris ou ter de demitir pessoal.

Dessa forma, a organização pode se adaptar a mudanças no ambiente externo muito mais rapidamente e aproveitar as oportunidades de mercado que apareçam.





Ante ao exposto, vamos comentar os itens:


A) ERRADO. Pois, estruturas matriciais não se caracterizam pelo prestígio à unicidade de comando. O item é um exemplo de estrutura funcional.

B) ERRADO. Pois, fala do produto, mas não falou na estrutura funcional. O item é um exemplo de  estrutura divisional.

C) ERRADO. Pois, não fala de estrutura funcional e nem de outra estrutura horizontal. O item é um exemplo de estrutura em rede.

D) Certo. Pois, reflete corretamente o conceito citado acima.


E) ERRADO. Pois, o item é um exemplo de estrutura divisional.


Gabarito do Professor: Letra D.

Fonte:

Renno, Rodrigo. Administração Geral para Concursos.


Fé em Deus e siga em frente, pois a vitória está próxima!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra A definiu a própria estrutura funcional

 

Letra E, estrutura geográfica

 

Letra D trouxe à baila o exato conceito de estrutura Matricial

GABARITO:D

 

Departamentalização Matricial ou Organização Matricial é um tipo híbrido de Departamentalização, no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades, tem como objetivo de realizar tarefas com características temporárias. Ela evoluiu a partir da Departamentalização Funcional tradicional, aliada a dinamicidade das estruturas de projeto ou produto. Esse tipo de arranjo da organização, permite que se adote como ferramenta auxiliar de cálculos e computação elementos da Matemática conhecidos como "Teoria das Matrizes".


De forma a aumentar a eficiência, descentralizar a autoridade e a responsabilidade, e trazer o controle das empresas para mais próximo dos gerentes, os teóricos organizacionais desenvolveram várias maneiras de dividir a Organização em subunidades. O objetivo era chegar a um arranjo ordenado de partes organizacionais interdependentes, as quais convencionou-se chamar de departamentos.


O processo de divisão da estrutura organizacional em departamentos, recebe o nome de departamentalização, e surge como parte integral do processo de delegação do poder e sua respectiva autoridade.


A matriz organizacional, evoluiu essencialmente como uma rede de interações entre as equipes de projeto e os elementos funcionais tradicionais. Especificamente, a Departamentalização Matricial caracteriza-se pela fusão entre a Departamentalização Funcional com a Departamentalização de Projeto ou Produto. Na Departamentalização Matricial, uma equipe de trabalho é estabelecida e cruza as fronteiras organizacionais. Um gerente de projeto é definido para cada projeto, e estes são geridos como atividades distintas, focadas em seus objetivos. Os problemas de coordenação que atormentam outras estruturas de projetos, são minimizados pela Departamentalização Matricial, pois as pessoas mais importantes para a consecução de um objetivo, trabalham em grupo com hierarquia definida na matriz de projetos. Nesta estrutura, as pessoas permanecem vinculadas as suas respectivas unidades funcionais e movimentam-se na organização apenas para desenvolver um determinado projeto.


Este organismo dinâmico permite o reaproveitamento das equipes de trabalho, pois os projetos acontecem em grande quantidade e os profissionais seguem de um para o outro, desempenhando diferentes papeis em cada um deles, de acordo com sua especialização e as habilidades necessárias a cada empreendimento. A grande vantagem que existe nesta abordagem, é que são otimizados recursos e especialistas, pois finalizada a fase de projeto – enquanto o produto final segue para a produção – estes profissionais retornam aos seus respectivos órgãos funcionais, ou são remanejados para novos projetos.

 

A ESTRUTURA MATRICIAL É COMPOSTA POR ESTRUTURA LINHA VERTICAL - COMANDO E, TAMBÉM ESTRUTURA LINHA HORIZONTAL, JÃ QUE COSTUMA-SE ATRIBUIR A ESTRUTURA MATRICIAL O PODER DE SE CONDUZIR DOIS MODELOS , SENDO GERALMENTE ESTES CONSTITUÍDOS PELA DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL + A DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU PROJETOS :)

A) Deparmentalização funcional

    Ex: departamento de finanças de uma empresa

 

B) Deparmentalização por produtos/serviços

    Ex: supermercado

 

C) Acredito que se trata da estrutura organizacional virtual, porque nesse tipo de organização não existe a necessidade de escritórios, prédios ou instalações convencionais com funcionários.

 

D)  Estrutura matricial

 

E) Deparmentalização geográfica/territorial

 

Abordagem Matricial é a combinação de departamentalização Funcional Direcional na mesma estrutura organizacional. Funciona como uma grade ou matriz no sentido de promover a bipolaridade de atuação e comando para proporcionar inovação e agilidade.

(Idalbereto Chiavenato)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo