De acordo com as definições do Código Tributário Nacional s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1636512 Direito Tributário
De acordo com as definições do Código Tributário Nacional sobre tributo, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta C

CTN - Art. 4º A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la:

I - a denominação e demais características formais adotadas pela lei;

(Letra D) II - a destinação legal do produto da sua arrecadação.

(Letras A e B) CTN -  Art. 16. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

Obs: Sinalagmáticos: são aqueles negócios jurídicos em que há reciprocidade tanto em direitos quanto em obrigações. Ou seja, há prestação e contraprestação.

A= A contraprestação é uma das características das TAXAS, não dos tributos em geral. (Errada) B=Sinalagmático faz alusão a uma relação de obrigatoriedade bilateral (errada) C= Correta (art. 4° CTN) D= faz mensal a receita vinculada. (Errada)

Alguém me explica o erro da letra E?

Letra E - princípio de que o dinheiro não cheira Lucro advindo do tráfico de drogas pode ser tributável

Pode-se considerar que o fato gerador é aquela situação definida pelo legislador, ao qual praticada por determinada pessoa. Não se pode cobrar tributos sobre a venda de entorpecentes, mas a riqueza que essa prática ilegal é fato gerador do tributo.

O fato gerador não é decorrente do ato ilícito, mas de uma consequência do ato ilícito, como, por exemplo renda, se o ato ilícito gerou renda haverá fato gerador). Sobre o ato ilícito se aplica a lei penal e sobre o fato gerador do tributo se aplicara lei tributária. A lei tributária não incide sobre o ato ilícito. Exemplo: imposto de renda sobre rendimentos originados de atividade ilícita. Repise-se, não pode se cobrar imposto sobre a drogas, sobre este fato incide lei penal, é crime, mas sobre a riqueza incide o tributário.

Observação n. 1: princípio da “pecunia non olet”: o Direito Tributário, em determinadas oportunidades, destaca-se de outras regras do Direito. Em outras palavras, a atividade ilícita sofrerá as consequências do ramo do Direito, o qual a tipifica como ilícita; mas, se essa atividade fez com que fosse criado um fato gerador, tal será submetido às regras do Direito Tributário. A tributação de rendimentos oriundos de atividade ilícita é consectário do princípio da isonomia que usa como base a capacidade contributiva, segundo STF.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo