Conforme a NBR 6118:2014 da ABNT que define os critérios ge...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1018862 Engenharia Civil
Conforme a NBR 6118:2014 da ABNT que define os critérios gerais que regem o projeto das estruturas de concreto, sejam elas de edifícios, pontes, obras hidráulicas, portos ou aeroportos, etc. Analise as afirmações a seguir: I. Elementos de concreto armado: são aqueles cujo comportamento estrutural depende da aderência entre concreto e armadura, e nos quais não se aplicam alongamentos iniciais das armaduras antes da materialização dessa aderência. II. Armadura passiva: é qualquer armadura usada para produzir forças de protensão, isto é, que seja previamente alongada. III. Armadura ativa (de protensão): é a armadura constituída por barras, fios isolados ou cordoalhas, destinada à produção de forças de protensão, isto é, na qual se aplica um pré-alongamento inicial. IV. Junta de dilatação: é qualquer interrupção do concreto com a finalidade de reduzir tensões internas que possam resultar em impedimentos a qualquer tipo de movimentação da estrutura, principalmente em decorrência de retração ou abaixamento da temperatura. Assinale a alternativa correta:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra D.

3.1.5

armadura passiva

qualquer armadura que não seja usada para produzir forças de protensão, isto é, que não seja previamente

alongada

3.1.6

armadura ativa (de protensão)

armadura constituída por barras, fios isolados ou cordoalhas, destinada à produção de forças de protensão,

isto é, na qual se aplica um pré-alongamento inicial

3.1.10

junta de dilatação

qualquer interrupção do concreto com a finalidade de reduzir tensões internas que possam resultar

em impedimentos a qualquer tipo de movimentação da estrutura, principalmente em decorrência de

retração ou abaixamento da temperatura

Definições de concreto estrutural

Concreto estrutural: termo que se refere ao espectro completo das aplicações do concreto como material estrutural.

Elementos de concreto simples estrutural: elementos estruturais elaborados com concreto que não possuem qualquer tipo de armadura, ou que a possuem em quantidade inferior ao mínimo exigido para o concreto armado.

Elementos de concreto armado: aqueles cujo comportamento estrutural depende da aderência entre concreto e armadura, e nos quais não se aplicam alongamentos iniciais das armaduras antes da materialização dessa aderência.

Elementos de concreto protendido: aqueles nos quais parte das armaduras é previamente alongada por equipamentos especiais de protensão, com a finalidade de, em condições de serviço, impedir ou limitar a fissuração e os deslocamentos da estrutura, bem como propiciar o melhor aproveitamento de aços de alta resistência no ELU.

Armadura passiva: qualquer armadura que não seja usada para produzir forças de protensão, isto é, que não seja previamente alongada.

Armadura ativa de protensão: armadura constituída por barras, fios isolados ou cordoalhas, destinada à produção de forças de protensão, isto é, na qual se aplica um pré-alongamento inicial.

Concreto com armadura ativa pré-tracionada (protensão com aderência inicial): concreto protendido em que o pré-alongamento da armadura ativa é feito utilizando-se apoios independentes do elemento estrutural, antes do lançamento do concreto, sendo a ligação da armadura de protensão com os referidos apoios desfeita após o endurecimento do concreto; a ancoragem no concreto realiza-se somente por aderência.

Concreto com armadura ativa pós-tracionada (protensão com aderência posterior): concreto protendido em que o pré-alongamento da armadura ativa é realizado após o endurecimento do concreto, sendo utilizadas, como apoios, partes do próprio elemento estrutural, criando posteriormente aderência com o concreto, de modo permanente, através da injeção das bainhas.

Concreto com armadura ativa pós-tracionada sem aderência (protensão sem aderência): concreto protendido em que o pré-alongamento da armadura ativa é realizado após o endurecimento do concreto, sendo utilizadas, como apoios, partes do próprio elemento estrutural, mas não sendo criada aderência com o concreto, ficando a armadura ligada ao concreto apenas em pontos localizados.

Junta de dilatação: qualquer interrupção do concreto com a finalidade de reduzir tensões internas que possam resultar em impedimentos a qualquer tipo de movimentação da estrutura, principalmente em decorrência de retração ou abaixamento da temperatura.

Junta de dilatação parcial: redução de espessura 25 % da seção de concreto.

Complicado esse gabarito.

Concreto com armadura ativa pós-tracionada (protensão com aderência posterior): concreto protendido em que o pré-alongamento da armadura ativa é realizado após endurecimento do concreto, sendo utilizadas, como apoios, partes do próprio elemento estrutural, criando posteriormente aderência com o concreto, de modo permanente, através da injeção das bainhas.

Concreto com armadura ativa pós-tracionada sem aderência (protensão sem aderência): concreto

protendido em que o pré-alongamento da armadura ativa é realizado após endurecimento do concreto, sendo utilizadas, como apoios, partes do próprio elemento estrutural, mas não sendo criada aderência com o concreto, ficando a armadura ligada ao concreto apenas em pontos localizados.

Se existem duas possibilidades de o pré-alongamento ser realizado após então não será pré-alongamento inicial, mas é estranho porque se é pré-alogamento é antes kkk

alguém ajuda???

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo