O princípio pelo qual todas as receitas e despesas ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q450148 Administração Financeira e Orçamentária
O princípio pelo qual todas as receitas e despesas convergem para um fundo geral, com objetivo de se evitar as vinculações de certos fundos a fins específicos, de forma a apresentar todas as receitas e despesas numa só conta, é denominado
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gabarito: item a

princípio da unidade de caixa/tesourarira

4320 Art. 56. O recolhimento de tôdas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.

CF88 Art. 164. § 3º - As disponibilidades de caixa da União serão depositadas no banco central; as dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e dos órgãos ou entidades do Poder Público e das empresas por ele controladas, em instituições financeiras oficiais, ressalvados os casos previstos em lei.

Existe algum macete para conseguir distinguir os princípios da Universalidade, Unidade ou Totalidade e Unidade de Caixa?

O princípio da unidade de caixa estabelece que todas as receitas devem ser recolhidas em uma única conta. Vide art. 56, da Lei n° 4.320/64 (veda a fragmentação no recolhimento das receitas) e art. 43, §1°, da Lei Complementar n° 101/2000 (estabelece, entretanto, que as disponibilidades de caixa relativas à Seguridade Social deverão ser apartadas das demais disponibilidades do ente público).

O princípio da unidade de caixa ou unidade de Tesouraria está amplamente definido pela legislação. Ele obriga que os entes públicos recolham o produto de sua arrecadação em uma Conta Única, com a finalidade de facilitar a administração e permitir melhor controle e fiscalização da aplicação desses recursos. Esse caixa único abriga todas as receitas orçamentárias e extraorçamentárias e, também, os ingressos de recursos para posterior devolução. A unificação dos recursos em Conta Única já estava prevista no art. 56 da Lei no 4.320/1964: “O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de Tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.”

[Gab. A]

FONTE: Orçamento Público, AFO e LRF , Augustinho Paludo.

bons estudos!

Renildes,

A diferença entre os princípios para não confundir (o entendimento é com as palavras-chaves de cada princípio):

PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE - no orçamento haverá TODAS as receitas/despesas ... (inclusive operações de crédito autorizadas);

PRINCÍPIO DA UNIDADE - orçamento é ÚNICO por ente e por exercício financeiro;

PRINCÍPIO DA TOTALIDADE - vertente do P. da UNIDADE - orçamento é "multidocumental" (divisão apenas instrumental) no qual ocorre a CONSOLIDAÇÃO/COMPATIBILIZAÇÃO da tripartição orçamentária (OF + OI + OSS);

PRINCÍPIO DA UNIDADE DE CAIXA (OU TESOURARIA) - ocorre no estágio de recolhimento da receita: transferência para o TESOURO NACIONAL (CONTA ÚNICA/FUNDO GERAL) vedada fragmentações para outras CONTAS!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo