Em relação ao processo de ensino-aprendizagem, dentro do co...
I. Uma questão especificamente pedagógica que deve ser tratada nas construções teóricas dos Projetos de Ensino-Aprendizagem é a que tange à constituição do currículo, ou seja, de como serão tratadas as diferentes disciplinas e atividades que têm como função promover a aprendizagem dos alunos. Neste caso, os PEA têm como princípio a adoção de uma postura que visa defender a necessidade da interligação dos saberes, pois é através de um trabalho de cooperação entre diversas áreas do conhecimento que uma problematização pode ser compreendida em sua totalidade.
II. Os PEAs optam pela necessidade da interligação dos saberes, de processos de globalização que mantenham a fragmentação natural e estéril das áreas do conhecimento humano expressos nas disciplinas escolares.
III. Visto que na prática social dos alunos as experiências pessoais de interação com o mundo e com os outros sujeitos sociais estão interligadas através de porções não fragmentadas da realidade, saberes, visões de mundo, rede de conceitos espontâneos, os conhecimentos a serem internalizados na escola não devem primar pela compartimentalização das disciplinas e uma consequente separação dos conhecimentos com a realidade vivenciada pelos alunos.
Assinale
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
A questão aborda a importância da interdisciplinaridade e contextualização no processo de ensino-aprendizagem, especialmente no que concerne à elaboração do currículo escolar. A interligação dos saberes é um conceito fundamental para a compreensão de como o conhecimento deve ser organizado e apresentado aos alunos, de maneira que reflita a realidade complexa e integrada na qual vivemos.
A afirmativa I está correta, pois ressalta a necessidade de um currículo que promova a interligação dos saberes, valorizando a cooperação entre diferentes áreas do conhecimento para um entendimento mais completo dos temas estudados. Ao contextualizar o conteúdo, a aprendizagem torna-se mais significativa para os alunos, pois eles conseguem estabelecer conexões entre os diferentes conhecimentos e suas vivências.
A afirmativa II está incorreta e apresenta uma contradição. Ela menciona os PEAs (Projetos de Ensino-Aprendizagem) e a interligação dos saberes, no entanto, fala em manter a fragmentação das áreas do conhecimento, o que vai contra o princípio de integração e interdisciplinaridade. A fragmentação estéril das disciplinas é justamente o que se busca evitar na construção de currículos que promovem uma aprendizagem mais holística e conectada.
A afirmativa III está correta e complementa a primeira afirmativa ao destacar a relevância de um ensino que não seja baseado na compartimentalização das disciplinas. Reflete a ideia de que as experiências e a realidade dos alunos são integradas e, portanto, a escola deve buscar maneiras de ensinar que respeitem e reproduzam essa integração, ao invés de isolar conceitos em caixas separadas que não dialogam com o mundo real dos alunos.
Em suma, a interdisciplinaridade e a contextualização são estratégias pedagógicas essenciais para o desenvolvimento de um currículo que prepare os alunos para compreender e atuar em um mundo onde o conhecimento é interconectado. A alternativa B é a correta, pois reconhece a importância desses princípios na construção das práticas pedagógicas contemporâneas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo