Sobre a tendência pedagógica crítico-social, analise as af...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q610779 Pedagogia
 Sobre a tendência pedagógica crítico-social, analise as afirmativas a seguir: 

I. As informações trabalhadas em sala de aula são organizadas numa sequência lógica, em que a preocupação é a transmissão de conteúdos que ofereçam condições dos alunos ingressarem no mercado de trabalho.

II. A avaliação tem por objetivo avaliar o desempenho do aluno. Os livros didáticos e apostilas ou manuais e as exposições orais do professor são as únicas fontes de informações exigidas e disponíveis para os alunos.

III. A avaliação não apresenta o objetivo de mensurar o conhecimento do aluno. Ao contrário, não existem notas, exames, nem castigos. A aprendizagem é centrada nas capacidades cognitivas já estruturadas nos alunos.

IV. De acordo com essa tendência, o mundo não é estático, mas dinâmico. Sendo assim, está em constante transformação, em reconstrução, sendo necessário compreendê-lo.

Assinale a alternativa correta: 


Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

A tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos visa a formação de cidadãos críticos, capazes de atuar e transformar a realidade social. Este enfoque pedagógico enfatiza a relação entre o ensino e a realidade social do aluno, procurando relacionar os conteúdos com a vivência dos alunos e com os problemas da sociedade.

Na afirmativa III, destaca-se uma característica importante dessa tendência: a avaliação é vista como um processo contínuo e formativo. A ideia é que ela deve contribuir para o desenvolvimento do aluno, sem o uso de notas ou punições como único meio de avaliação. Esse entendimento parte do princípio de que o importante é o processo de aprendizagem e não apenas o produto final. Isso está em linha com a filosofia da educação crítico-social, que busca o desenvolvimento integral do aluno.

A afirmativa IV coloca em evidência a concepção dinâmica do mundo adotada pela pedagogia crítico-social. A ideia é que o conhecimento não é estático e que a realidade está em constante mudança, exigindo um processo educativo que prepare os alunos para compreender e intervir na sociedade. Este ponto de vista incentiva os alunos a pensarem criticamente e a entenderem seu papel como agentes de mudança.

As afirmativas I e II, por outro lado, não representam a tendência crítico-social dos conteúdos. A primeira está mais alinhada com a tendência tecnicista, em que há uma ênfase na transmissão de informações e habilidades específicas para a inserção no mercado de trabalho. A segunda apresenta uma visão tradicional de avaliação, centrada no desempenho individual do aluno e no uso exclusivo de livros didáticos e exposições orais como fontes de conhecimento, o que não está em acordo com a pedagogia crítico-social, que valoriza uma gama mais ampla de experiências de aprendizagem.

Portanto, a alternativa D é a correta porque apenas as afirmativas III e IV estão em consonância com os princípios da tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos, que enfocam a formação crítica do aluno e a compreensão da realidade como um processo dinâmico e em transformação.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

correta letra d

I. As informações trabalhadas em sala de aula são organizadas numa sequência lógica, em que a preocupação é a transmissão de conteúdos que ofereçam condições dos alunos ingressarem no mercado de trabalho. (Tendencia liberal tecnicista)

II. A avaliação tem por objetivo avaliar o desempenho do aluno. Os livros didáticos e apostilas ou manuais e as exposições orais do professor são as únicas fontes de informações exigidas e disponíveis para os alunos. (Tendencia liberal tradicional)
 

Alternativa Correta : D

"A tendência crítico-social chegou ao Brasil no início da década de 1970, sendo contemporânea ao modelo tecnicista.

Os seus principais fundamentos são:

São baseados nos aspectos culturais presentes na realidade escolar .

E visam articulá-los com os movimentos concretos de transformação da sociedade.

Logo, o mundo externo está presente nos conteúdos e nos debates de sala de aula.

Tem como base um método que parte da experiência do aluno e a confronta com a realidade.

O aluno aparece como participador, e o professor, como mediador entre o saber e o aluno.

Não apresenta o objetivo de mensurar o conhecimento do aluno.

Ao contrário, não existem notas, exames nem castigos.

A aprendizagem é centrada nas capacidades cognitivas já estruturadas nos alunos.

É interessante observar que, de acordo com esta tendência, o mundo não é estático, mas dinâmico,

Sendo assim, está em constante transformação, em reconstrução, sendo necessário compreendê-lo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo