Tributo é toda receita instituída pelas entidades de direit...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3157097 Direito Tributário
Tributo é toda receita instituída pelas entidades de direito público, destinada ao custeio de suas atividades, sejam gerais ou específicas. Entre as alternativas a seguir, qual delas é uma classe de tributo:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é o conceito de tributo e as suas espécies. Um tributo é uma obrigação imposta pelo Estado, que tem como finalidade arrecadar recursos para o custeio de suas atividades. O conceito e as espécies de tributo são regidos pelo Código Tributário Nacional (CTN), especialmente no artigo 5º e no artigo 145 da Constituição Federal.

De acordo com o CTN, artigo 3º, tributo é uma prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. As espécies de tributo são: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.

Exemplo prático: Quando uma pessoa constrói uma casa, ela deve pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que é um tributo. Se essa pessoa utiliza serviços públicos específicos, como coleta de lixo, ela paga uma taxa por esse serviço.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa B - Taxas é a correta, pois taxas são uma das espécies de tributo definidas pelo CTN. Elas são cobradas em razão da utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição.

Análise das alternativas incorretas:

A - Juros de mora: Não são tributos, mas sim acréscimos legais devidos pelo atraso no pagamento de tributos. Portanto, não se enquadram como uma espécie de tributo.

C - Multas administrativas: Também não são tributos. As multas são penalidades aplicadas por descumprimento de normas legais, não se configurando como receita tributária.

D - Precatórias: São ordens de pagamento expedidas pelo Judiciário para quitação de débitos da União, Estados, Municípios e suas autarquias. Não são consideradas tributos.

E - Contribuições sindicais: Embora sejam contribuições, elas não se enquadram nas espécies de tributos definidas pelo CTN, pois são de natureza privada, destinadas aos sindicatos, e não ao Estado.

Para evitar pegadinhas, sempre lembre-se que tributos são definidos e limitados pela legislação, e suas espécies são específicas. Identifique se a obrigação é realmente uma receita pública compulsória para classificá-la corretamente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO B

Os 05 (cinco) tipos de tributos são:

01 - Impostos;

02 - Taxa;

03 - Contribuição de melhoria;

04 - Empréstimo Compulsório;

05 - Contribuições Especiais;

Gabarito B

O próprio constituinte tratou de definir as taxas, ao arrolar as possíveis hipóteses para sua instituição. Eis o que dispõe o art. 145, II, da Constituição Federal:

Art. 145. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:

(...)II – taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo