Tom, com vinte e três anos de idade, foi diagnosticado, desd...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: DEPEN Prova: CESPE - 2013 - DEPEN - Psicologia |
Q328156 Psicologia
Tom, com vinte e três anos de idade, foi diagnosticado, desde os dezenove anos de idade, com esquizofrenia. Ele faz uso de medicação controlada e é acompanhado regularmente por psiquiatra.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, relativos a técnicas, intervenções e abordagens clínicas e a elaboração de documentos.

O psicólogo que fundamenta suas ações na abordagem psicodinâmica entende o caso clínico de Tom como uma forma grave de transtorno, na qual podem estar presentes alterações no campo da percepção, pensamento, linguagem e emoções. Desse modo, há uma relação entre essa distorção grave do funcionamento psíquico e uma função egoica comprometida, o que resulta na perda da realidade.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é C - certo.

Vamos entender melhor o porquê dessa alternativa ser a correta, analisando o contexto da questão e o conhecimento necessário para resolvê-la.

O caso clínico de Tom, diagnosticado com esquizofrenia, é abordado na questão sob a perspectiva da abordagem psicodinâmica. Essa abordagem, influenciada principalmente pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud, vê os transtornos mentais como resultado de conflitos inconscientes e problemas no desenvolvimento das funções do ego.

Esquizofrenia é um transtorno mental grave que afeta como uma pessoa pensa, sente e se comporta. As pessoas com esquizofrenia podem parecer que perderam o contato com a realidade, o que pode ser muito angustiante tanto para a pessoa afetada como para aqueles ao seu redor. Os sintomas comuns incluem alucinações, delírios, pensamento desorganizado, comportamento motor anormal e disfunções emocionais.

Na abordagem psicodinâmica, essas manifestações são interpretadas como sinais de uma função egoica comprometida. O ego, segundo a teoria psicanalítica, é a parte da mente que medeia entre os impulsos instintivos (id) e as demandas da realidade (superego). Quando o ego está comprometido, a capacidade de distinguir entre o que é real e o que é imaginado é prejudicada, levando à perda da realidade.

Portanto, a descrição fornecida na questão está alinhada com a compreensão da esquizofrenia sob a perspectiva psicodinâmica, justificando a alternativa C - certo como correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Freud definiu a esquizofrenia como uma regressão reativa a uma intensa frustração e conflito com o outro.

Apesar de sucessivas revisões sobre o conceito, permanece na teoria de Freud, a visão da psicose como conflito entre o ego e o meio externo, diferentemente da neurose, onde o conflito instalado é entre id e ego. Consequentemente, há na psicose uma rejeição à realidade e um remodelamento desta. Permanecendo com o conceito de descatexia dos objetos, a consequência é a incapacidade de elaborar transferências.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo