De acordo com a LDB, o dever do Estado para com a educação e...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (29)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - acesso aos níveis mais elevados do ensino, segundo a capacidade de cada um.
Para resolver a questão, é importante ter um bom conhecimento sobre a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), em especial o que diz respeito ao papel e ao dever do Estado na garantia de uma educação de qualidade. A LDB estabelece, entre outros pontos, as obrigações do Estado para com a educação escolar pública.
A alternativa B está correta porque reflete o que está disposto no artigo 208, inciso V, da Constituição Federal de 1988, que também é reiterado pela LDB. Este inciso determina que o Estado deve garantir o "acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um". Isso significa que o Estado tem o dever de assegurar que todos tenham a oportunidade de prosseguir nos estudos, avançando até o ensino superior, se assim tiverem capacidade e interesse.
Essa previsão constitucional caracteriza um dos princípios da educação brasileira, que é a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. É uma garantia de que o Estado deve proporcionar possibilidades para que cada indivíduo possa desenvolver seu potencial educacional ao máximo, respeitando suas aptidões e capacidades individuais.
As demais alternativas não refletem com precisão as garantias estabelecidas pela LDB ou pela Constituição Federal no que diz respeito às responsabilidades do Estado perante a educação escolar pública.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito B
Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;
II - progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;
III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino;
IV - atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade;
V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;
VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;
VII - oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola;
VIII - atendimento ao educando, no ensino fundamental público, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde;
IX - padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo