Considere que uma adolescente, alegando ser constantemente ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q804557 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Considere que uma adolescente, alegando ser constantemente submetida a castigos físicos por seu padrasto, peça ajuda ao monitor do transporte escolar. Nessa situação, conforme o ECA, o monitor deve
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - encaminhar o caso ao conselho tutelar responsável pela área de residência da adolescente.

Para abordar essa questão, é necessário entender o papel dos diferentes atores sociais e instituições frente à proteção dos direitos da criança e do adolescente, conforme estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Quando uma situação de violência é relatada por um adolescente, é imprescindível que haja uma ação imediata para proteger a integridade física e psicológica do indivíduo em questão.

O ECA determina que toda a sociedade é responsável pela garantia de direitos das crianças e adolescentes, e isso inclui casos de violência ou suspeita de maus-tratos. Neste contexto, o monitor do transporte escolar, ao tomar conhecimento de uma situação de castigos físicos, tem o dever de agir, mas não possui atribuição legal para tomar decisões como retirar a adolescente do ambiente familiar ou encaminhá-la diretamente a uma instituição de acolhimento. Essas ações requerem uma avaliação técnica e decisão judicial.

Por outro lado, o Conselho Tutelar, que é citado na alternativa correta (E), é um órgão encarregado de assegurar os direitos da criança e do adolescente, conforme previsto no ECA. O conselheiro tutelar tem o poder de atender e aconselhar os pais ou responsável, e é uma das autoridades que podem requerer serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança. Dessa forma, diante de uma denúncia de violência, é função do conselho tutelar verificar a situação e, se necessário, aplicar as medidas de proteção cabíveis, podendo inclusive encaminhar o caso à justiça.

A decisão correta, portanto, é encaminhar o caso ao Conselho Tutelar, que tomará as medidas adequadas para garantir a segurança e o bem-estar da adolescente, fazendo uso de suas atribuições legais. Esta ação está alinhada com os princípios de proteção integral estabelecidos pelo ECA, garantindo que o menor de idade seja protegido adequadamente em situações de risco.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo