Com relação às juntas eleitorais e ao alistamento eleitoral,...
Diferentemente das zonas eleitorais, as juntas são órgãos da justiça eleitoral e, portanto, fazem parte do poder judiciário federal.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Certo.
Orgão Judicial transitório
Afirmação correta.
☑ A Justiça Eleitoral apresenta natureza federal, sendo mantida pela União. Seus servidores são federais (GOMES, José J. Direito Eleitoral. Grupo GEN, 2023).
☑ São órgãos da Justiça Eleitoral (art. 118, I a IV, da CF):
◼️ Tribunal Superior Eleitoral;
◼️ Tribunais Regionais Eleitorais;
◼️ Juízes Eleitorais;
◼️ Juntas Eleitorais.
☑ No prisma territorial, a Justiça Estadual Comum é dividida em comarcas. Entende-se por comarca o espaço em que o juiz de direito exerce jurisdição; pode abranger mais de um município. Assim, a comarca delimita territorialmente o exercício do poder jurisdicional. A zona eleitoral encerra a mesma ideia de comarca. Trata-se do espaço territorial sob jurisdição de juiz eleitoral. A área da zona eleitoral pode coincidir com a da comarca, e geralmente é isso o que ocorre. No entanto, uma comarca pode abrigar mais de uma zona (GOMES, José J. Direito Eleitoral. Grupo GEN, 2023).
O artigo 92 da Constituição descreve os órgãos do Poder Judiciário, que se divide em: STF, Conselho Nacional de Justiça, STJ, TST, TRF e Juízes Federais, Tribunais e Juízes do Trabalho, Tribunais e Juízes Eleitorais, Tribunais e Juízes Militares, Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios.
Sendo a junta um órgão da justiça eleitoral e presidida por juíz eleitoral, dá pra inferir que faz parte do poder judiciário.
GABARITO CERTO.
Art. 118. São órgãos da Justiça Eleitoral:
I - o Tribunal Superior Eleitoral;
II - os Tribunais Regionais Eleitorais;
III - os Juízes Eleitorais;
IV - as Juntas Eleitorais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo