Edgar Morin apresenta a racionalidade cartesiana como necess...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q167774 Pedagogia
Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.

Edgar Morin apresenta a racionalidade cartesiana como necessidade de abandonar a unilateralidade do pensamento e encarar a realidade como algo muito mais complexo, concebendo outra forma de conhecer que, mesmo não sendo mensurável e demonstrável, é compreensível ou aceitável.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - Errado

Ao abordar conceitos relacionados às teorias da aprendizagem, a questão menciona Edgar Morin e sua crítica à racionalidade cartesiana. Morin é um filósofo e sociólogo francês conhecido por propôr o pensamento complexo como uma alternativa ao pensamento reducionista e simplificador. O pensamento complexo, segundo Morin, incentiva a compreensão da multiplicidade e da interdependência dos fenômenos, em contraposição ao método cartesiano, que fragmenta o conhecimento e busca uma ordem e clareza muitas vezes artificial.

Morin argumenta que a complexidade da realidade não pode ser totalmente apreendida por meio de uma abordagem puramente lógica ou quantitativa. Ele sugere a necessidade de uma forma de conhecimento que reconheça e integre nossa capacidade de compreender, contextualizar e interpretar a realidade, mesmo quando ela não pode ser completamente mensurada ou demonstrada de maneira tradicional.

A afirmação errônea na alternativa está em atribuir a Morin a ideia de abandono da racionalidade cartesiana em prol de um conhecimento que não é mensurável nem demonstrável. Morin não propõe o abandono da racionalidade, mas sim a sua expansão para incluir outras formas de conhecimento e percepção, como a sensibilidade, a imaginação, a intuição e a ética, que são cruciais para entender e abordar a complexidade do mundo real.

Para resolver essa questão com acerto, é necessário compreender os principais conceitos associados ao pensamento de Edgar Morin e como ele se relaciona com a compreensão dos processos de aprendizagem. Além disso, é preciso estar familiarizado com as críticas à racionalidade cartesiana e a forma como Morin propõe que a complexidade deva ser abordada no âmbito do conhecimento e da educação.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ele não APRESENTA, ele SUPERA o paradigma cartesiano (visão mecanicista do conhecimento) e considera a uno-diversidade do ser humano e o desenvolvimento de uma consciência lúcida nesse sentido como pilares fundamentais para quem pretende educar para a condição humana.

http://www.pedagogiaparaconcurseiros.com.br/

Edgar Morin apresenta  a teoria da complexidade como necessidade de abandonar a unilateralidade do pensamento e encarar a realidade como algo muito mais complexo, concebendo outra forma de conhecer que, mesmo não sendo mensurável e demonstrável, é compreensível ou aceitável.

 Edgar Morin, teoria da complexidade, busca compreender o ser humano, analisa os constituintes que formam a sociedade como diferentes e relacionados, encara a sociedade como um conjunto, isto é, como uma complexidade, um sistema formado por elementos distintos em interdependência.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo