A dislipidemia é definida como distúrbio que altera os níve...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1247065 Nutrição
A dislipidemia é definida como distúrbio que altera os níveis séricos dos lipídeos (gorduras). Assim como a hipertensão, também é um dos fatores de risco para ocorrência de doenças cardiovasculares (DCV) e cerebrovasculares. Sobre a terapia nutricional e dados laboratoriais para dislipidemias, avalie as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Os valores referenciais e de alvo terapêutico para Colesterol Total (CT) são <190 mg/dl (com jejum) e <210 mg/dl sem jejum. II. Os parâmetros CT, HDL-c, LDL-C e não HDL-C e não sofrem influência do estado alimentar. Para os TG sem jejum o valor desejável mg/dL. III. De forma geral, recomenda-se para o tratamento dietoterápico da hipertrigliceridemia: quantidades moderadas de gordura na dieta, eliminar ácidos graxos trans, controlar o consumo de saturados, priorizar poli-insaturados e monoinsaturados, reduzir açúcares e incluir carnes magras, frutas, grãos e hortaliças na dieta. IV. O consumo diário de uma a duas porções de alimentos fonte de proteína de soja, totalizando 15 a 30 g de proteína, está associado à redução de 5% de LDL-c, ao aumento de 3% de HDL 11% na concentração de TG.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é dislipidemia, que se refere a alterações nos níveis de lipídeos no sangue, sendo um fator de risco para doenças cardiocerebrovasculares. Para resolver a questão, é necessário compreender os conceitos de terapia nutricional e a interpretação de dados laboratoriais relacionados a dislipidemias.

A alternativa correta é C - Apenas II, III e IV estão corretas.

Justificativa:

I. Esta afirmativa está incorreta. Os valores referenciais de colesterol total (CT) geralmente aceitos são menores do que 200 mg/dL, e não há uma clara distinção entre valores com e sem jejum nos alvos terapêuticos mencionados.

II. Esta afirmativa está correta. Os parâmetros de colesterol total (CT), HDL-c, LDL-c e não HDL-c são de fato utilizados na avaliação lipídica e não são significativamente alterados pelo estado alimentar, embora os triglicerídeos (TG) possam ser medidos sem jejum.

III. Esta afirmativa também está correta. O tratamento dietoterápico da hipertrigliceridemia envolve a redução de ácidos graxos trans, controle de saturados, aumento de insaturados, redução de açúcares e a inclusão de alimentos saudáveis como carnes magras, frutas, grãos e hortaliças.

IV. Esta afirmativa está correta. Estudos indicam que o consumo de proteína de soja pode reduzir LDL-c e ter efeitos benéficos sobre HDL-c e triglicerídeos, como mencionado.

Alternativas incorretas:

A. Apenas I está correta - Esta alternativa é incorreta, conforme justificativa da afirmativa I.

B. Apenas II e III estão corretas - Esta alternativa é incorreta porque a afirmativa IV também está correta.

D. Todas estão corretas - Esta alternativa é incorreta porque a afirmativa I está incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Valor de referência para CT e HDL são os mesmos com e sem jejum. CT <190 HDL >40 mg/dl

I. Os valores referenciais e de alvo terapêutico para Colesterol Total (CT) são <190 mg/dl (com jejum) e <210 mg/dl sem jejum. 

CT

desejável: 200

limítrofe: 200 a 239

alto > 240

II. Os parâmetros CT, HDL-c, LDL-C e não HDL-C e não sofrem influência do estado alimentar. Para os TG sem jejum o valor desejável mg/dL. 

III. De forma geral, recomenda-se para o tratamento dietoterápico da hipertrigliceridemia: quantidades moderadas de gordura na dieta, eliminar ácidos graxos trans, controlar o consumo de saturados, priorizar poli-insaturados e monoinsaturados, reduzir açúcares e incluir carnes magras, frutas, grãos e hortaliças na dieta. 

IV. O consumo diário de uma a duas porções de alimentos fonte de proteína de soja, totalizando 15 a 30 g de proteína, está associado à redução de 5% de LDL-c, ao aumento de 3% de HDL 11% na concentração de TG.

N

I -  Os valores referenciais e de alvo terapêutico para Colesterol Total (CT) são <190 mg/dl (com jejum) e <210 mg/dl sem jejum

o mesmo alvo <190 para sem jejum

Proteína de Soja: consumo de 1 a 2 porções/dia de alimentos fontes, cerca de 15

a 30g de proteína, está associada a: Redução de 5% de LDL-c, aumento de 3% de

HDL-c e a redução de 11% dos TG.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo