A chamada Lei de Improbidade Administrativa especifica, em s...
A chamada Lei de Improbidade Administrativa especifica, em seu artigo 11, algumas condutas que tipificam atos de ausência de probidade. Assinale a alternativa que contém a situação correta.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade, caracterizada por uma das seguintes condutas:
[...]
III - revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo, propiciando beneficiamento por informação privilegiada ou colocando em risco a segurança da sociedade e do Estado;
VI - deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo, desde que disponha das condições para isso, com vistas a ocultar irregularidades;
A alternativa E corresponde ao inciso I do artigo 11, mas foi revogado.
Questão bem difícil porque embaralha leis semelhantes.
A: A transferência de recursos a entidades privadas sem a prévia celebração de contrato, convênio ou instrumento congênere pode configurar ato de improbidade, mas não está especificamente prevista no artigo 11 da Lei de Improbidade Administrativa.
B: A recusa em revelar informações sigilosas, quando amparada por lei, não configura ato de improbidade.
C: Retardar ou deixar de praticar ato de ofício, indevidamente, é um ato de improbidade administrativa, mas está previsto no artigo 10 da Lei 8.429/92, não no artigo 11.
E: Praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência, é um ato de improbidade administrativa, mas está previsto no artigo 10 da Lei 8.429/92, não no artigo 11.
Questão difícil, o candidato deveria lembrar que o artigo 11 trata dos atos que atentam contra os princípios.
A - ERRADA -> O texto desta alternativa constava no art. 11, X, da Lei 8.429/1992, mas foi revogado pela lei 14.230/2021.
B - ERRADA -> A alternativa está incorreta por conta da revogação desta redação pela lei 14.230/2021.
A redação atual é a seguinte: art. 11, X, Lei 8.429/1992: Revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo, propiciando beneficiamento por informação privilegiada ou colocando em risco a segurança da sociedade e do Estado
C - ERRADA -> O texto desta alternativa constava no art. 11, II, da Lei 8.429/1992, mas foi revogado pela lei 14.230/2021.
D - CORRETA -> Art. 11, VI, Lei 8.429/1992: Deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo, desde que disponha das condições para isso, com vistas a ocultar irregularidades;
E - ERRADA -> O texto desta alternativa constava no art. 11, I, da Lei 8.429/1992, mas foi revogado pela lei 14.230/2021.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo