O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) busca ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q942189 Pedagogia
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) busca mensurar a qualidade da educação no país, sendo calculado a partir da taxa de rendimento escolar e das médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Nos anos iniciais, Alagoas aparece com escore de 4,7, referente ao ano de 2015. Com base nas informações apresentadas no texto e na complexidade dos indicadores, o IDEB pode ser considerado um indicador
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - sintético, composto e resultante.

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é uma ferramenta criada para avaliar a qualidade da educação nas escolas públicas do Brasil. É importante entender que o IDEB é um índice que considera dois aspectos principais: fluxo escolar (taxa de rendimento como aprovação, reprovação e abandono) e desempenho (médias de desempenho nas avaliações aplicadas, como a Prova Brasil e o SAEB).

Ao explicar o termo sintético, estamos nos referindo a uma característica dos indicadores que sintetizam informações. No caso do IDEB, ele resume diversos dados em um único número, possibilitando uma compreensão mais rápida e geral do desempenho da educação em uma certa instância (seja ela uma escola, um município, um estado ou o país). Por isso, não é analítico, pois não desmembra os dados, mas os agrega.

O termo composto reflete o fato de que o IDEB é formado por mais de uma variável. Como mencionado anteriormente, leva em conta tanto as taxas de rendimento quanto as médias de desempenho nos exames. Isso o diferencia de indicadores simples, que seriam aqueles calculados a partir de uma única variável.

Por fim, o IDEB é resultante pois ele é um resultado de outros processos e indicadores, não sendo algo direcionador por si só. Ele não estabelece políticas ou diretrizes, mas é um reflexo dos resultados das políticas educacionais já implementadas. Sua função é diagnosticar e apontar resultados em vez de direcionar ações ou políticas específicas.

Entendendo estas definições, podemos justificar a escolha da alternativa D como correta, pois ela melhor descreve as características do IDEB: um indicador que sintetiza (sintético) várias informações em um único valor, formado por variáveis diversas (composto), refletindo os resultados (resultante) da educação básica no contexto avaliado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Indicador Analítico: constituído de uma unica variável, por exemplo, taxa de alfabetização.

Indicador Sintético: resultante de uma composição de variáveis, por exemplo, o IDH.

Altern. D

Os indicadores podem ser classificados quanto à forma, à valoração, à objetividade, à natureza das variáveis e suas relações.

1.3.1 Quanto à forma

Analítico (simples)

Permite avaliar aspectos diretos da realidade.

Ex.: População de 15 anos ou mais alfabetizada.

Sintético (complexo)

É constituído por indicadores analíticos ou por muitas variáveis, e permite verificar

comparabilidades pela construção de rankings.

Ex.: Índice de Condições de Qualidade de Vida - ICQV.

FONTE: MANUAL DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES – 2016 – SEPLAN – GOV. EST. MATO GROSSO

Indicadores direcionadores (drivers), que monitoram a causa antes do efeito e caracterizam-se pela possibilidade de alterar o curso para o alcance de um resultado.

Indicadores de resultados (outcome), que monitoram o efeito e não permitem mais alterar um dado resultado

Fonte: http://blog.iprocess.com.br/2014/05/medidas-metricas-e-indicadores/; Acessado em 16/04/2019

Indicadores de resultado/resultante (indicadores lag): são indicadores que apontam um resultado alcançado, como o valor de vendas por vendedor. Eles olham para resultados alcançados com base em esforços passados, não tendo como gerar insumos para que o tomador de decisões interfira nos resultados atuais. Com os dados dos indicadores de resultado, é possível avaliar se os esforços anteriores foram direcionados no sentido correto e modificar os esforços apenas para o próximo ciclo de planejamento, e não mais para o atual.

Indicadores de tendência/direcionador (lead): são os indicadores que apontam uma tendência para o resultado buscado pela organização, sendo verdadeiros direcionadores do desempenho. Por exemplo, o indicador "número de horas dedicadas pelos funcionários às atividades de vendas com os clientes" pode ser um indicador de que, no futuro, o resultado das vendas irá subir. Note que o indicador de tendência mostra como outro indicador deverá se comportar no futuro. Este tipo de indicador é muito importante para a gestão, para que se possa gerenciar os recursos disponíveis rumo a um resultado futuro. Isso acontece porque não é necessário esperar o futuro acontecer para, só depois dos resultados, poder medir o desempenho e realizar ações de melhoria.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo