Observe o relato de uma testemunha de um processo de auditor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2096237 Português
Observe o relato de uma testemunha de um processo de auditoria fiscal, num diálogo com um fiscal: “Aí o empresário tentou misturar o documento falsificado com outros negócios que estavam numa gaveta, mas ele deu azar e o documento caiu e como eu tava lá, pude apanhar o papel no chão, que é esse que tá aí.”
Tendo esse texto como referência, assinale a opção que marca uma característica da língua culta e não da língua popular.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Hiperônimo: expressão que mantém com outra anteriormente citada uma relação de todo/parte. Ou seja, é um vocábulo de significação ampla retomando um de campo semântico menor.

No caso, papel é mais amplo que documento.

A

O emprego de vocábulos de conteúdo geral, como, por exemplo, o vocábulo “negócios”. - Linguagem Popular (basta olhar o seu contexto de uso no texto. Lembre-se de que o enunciado mandou usar o texto como base)

B

O emprego de conectores em lugar de outros de significados mais específicos, como, por exemplo, “Aí”, na frase inicial. - Linguagem Popular

C

A presença de repetições de palavras em busca de precisão, como, por exemplo, a repetição de “documento”. - Linguagem Popular

D

A utilização de um hiperônimo para evitar-se a repetição de palavras idênticas, como, por exemplo, “papel”.  - Linguagem Culta (perceba que esta alternativa é o contrário da alternativa C)

E

A utilização de expressões da linguagem popular, como, por exemplo, “deu azar - Linguagem Popular

papel é o hiperônimo de documento

Temos uma amplificação do termo "documento", que é "papel". Portanto trata-se de um hiperônimo muito utilizado na linguagem formal.

“Aí o empresário tentou misturar o documento falsificado com outros negócios que estavam numa gaveta, mas ele deu azar e o documento caiu e como eu tava lá, pude apanhar o papel (documento) no chão, que é esse que tá aí.”

Gabarito B.

A utilização de um hiperônimo para evitar-se a repetição de palavras idênticas, como, por exemplo, “papel”. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo